CCOPAB encerra o Estágio de Preparação para Missões de Paz (EPMP 2019/1)

Rio de Janeiro (RJ) - No dia 17 de maio, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Melo realizou o encerramento do Estágio de Preparação para Missões de Paz (EPMP). A cerimônia foi presidida pelo Coronel Machado, Comandante do CCOPAB e contou, ainda, com a presença do Cel Negrão, Chefe da Divisão de Missões de Paz do COTER. O EPMP, conduzido inteiramente no idioma inglês, teve como objetivo preparar militares e policiais militares para atuar como Oficial de Estado Maior, Observador Militar e Policial das Nações Unidas, abrangendo aulas teóricas e práticas.

A atividade se encerrou com um exercício no terreno, realizado no Campo de Instrução do Gericinó (CIG), que coroou o preparo dos militares designados para missões de Paz das Nações Unidas. Neste tipo de treinamento os alunos são submetidos à rotina de atividades semelhantes a que encontrarão em seus desdobramentos no terreno. Para obtenção do melhor rendimento possível, alunos do Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR) fizeram o papel de "role players" (figuração), permitindo que os estagiários se exercitassem nos diferentes idiomas e situações.

Nesta fase do EPMP o CCOPAB contou com a colaboração de instrutores convidados, do Brasil e de nações amigas, oriundos do Ministério da Defesa, das Forças Singulares, das Polícias Militares e de entidades civis que se dedicam ao estudo das operações de paz.

Concluíram com aproveitamento o Estágio 38 militares sendo: 23 do Exército, 4 da Força Aérea e 11 policiais militares dos diversos Estados do Brasil. Destaca-se a participação do Cap Aron Horn, da Força Aérea da Alemanha e de integrantes do segmento feminino do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e das PMs.

encerramento epmp maio19 001 encerramento epmp maio19 002 encerramento epmp maio19 003 encerramento epmp maio19 004 encerramento epmp maio19 005 encerramento epmp maio19 006 encerramento epmp maio19 009 encerramento epmp maio19 010 encerramento epmp maio19 011 encerramento epmp maio19 012 encerramento epmp maio19 013 encerramento epmp maio19 014 encerramento epmp maio19 007 encerramento epmp maio19 008

FaLang translation system by Faboba