• Home
  • Artigos de Operações de Paz

A iniciativa Action for Peacekeeping e seu pilar do desempenho & responsabilização em operações de paz das Nações Unidas

O artigo tem como objetivo principal identificar e compilar as informações referentes às ações executadas pelo Estado Brasileiro, em cumprimento aos compromissos assumidos quanto ao pilar do desempenho & responsabilização, da iniciativa Action for Peacekeeping (A4P).

Visualizar artigo: Português - English - Español

 

 

VAZ, C. A. M. A iniciativa Action for Peacekeeping e seu pilar do desempenho & responsabilização em operações de paz das Nações Unidas: uma perspectiva brasileira. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 16, n. 55, p. 69-86, 23 dez. 2021.

A percepção de uma peacekeeper brasileira na atualização do Manual de Implementação de Proteção de Civis para o Componente Militar

Já não é fato inédito, tampouco recente, o reconhecimento que o Brasil possui no cenário internacional no que se refere às Operações de Paz das Nações Unidas. Os treze anos em que a força brasileira esteve presente no Haiti (2004-2017), tendo, inclusive, oficiais brasileiros à frente do comando do componente militar na desafiante função de Force Commander, definitivamente levaram o reconhecimento das nossas tropas a um patamar superior.

Download do artigo: PORTUGUÊS

O desafio de proteger civis em face do crescente terrorismo na África

A nobre missão de proteger civis em áreas de conflitos armados vem experenciando desafios de caráter cada vez mais perigoso, seja para a já naturalmente vulnerável comunidade civil, seja para o próprio peacekeeper no terreno. 

Download do artigo: PORTUGUÊS

A Agenda Mulheres, Paz e Segurança e o Exercício Viking 22

O presente artigo tem por objetivo suscitar o debate sobre se as proposições da Agenda Mulheres, Paz e Segurança, advinda da Resolução 1325 (2000) do Conselho de Segurança das Nações Unidas e outras posteriores sobre o tema, vêm sendo consideradas no que concerne à maior participação feminina em treinamentos, neste caso específico, usaremos o Exercício Viking como base de observação.

Download do artigo: PORTUGUÊS

Viking 2022: A necessidade do conhecimento linguístico para a imagem institucional

Desde os primórdios, a comunicação é ferramenta vital das interações humanas. Através dela, sociedades se ergueram, se desenvolveram e se fortaleceram. A História nos ensina que forças militares de países diferentes se aliaram para combater um inimigo comum nos mais diversos teatros de operação. Com o advento da tecnologia, as distâncias entre culturas foram encurtadas e a comunicação entre os indivíduos permanece ainda imperiosa para as relações humanas, sejam elas no âmbito pessoal ou profissional.

Download do artigo: PORTUGUÊS

Confiança em desenvolvimento: o Brasil e os projetos de impacto rápido

Este Artigo Estratégico busca analisar a relevância de projetos de impacto rápido (quick impact projects – QIPs) para a estabilização do Haiti, bem como o papel atual (e potencial) desempenhado pelo contingente militar brasileiro no planejamento e na implementação de QIPs em missões de manutenção da paz.

Download do artigo: Português

UN: Uma abordagem de principais temas em discussão na atualidade

Este trabalho analisa os principais temas abordados pelo conselho de segurança, assembléia geral e secretariado das Nações Unidas por meio da revisão de resoluções e artigos da ONU. As mudanças com a implantação dos mandatos de proteção de civis levaram as Operações de Manutenção de Paz a terem uma atenção especial àqueles que não estão envolvidos diretamente no conflito, comprometendo a própria ONU em atuar ofensivamente evitando massacres contra civis...

Download do artigo: Português

O uso do assistente de linguagem em Missões de Paz da ONU

De acordo com Fontoura (2009), no mundo atual, marcado por conflitos em diferentes regiões, as Operações de Manutenção da Paz (OMP) lançadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) constituem a expressão mais eloquente do compromisso solidário da comunidade internacional com a promoção da paz e segurança. Sua origem remonta ao período entre 1919-1939, mas, como tais, as operações de paz não foram previstas na Carta da ONU escrita em 1945, evoluindo gradualmente na instituição...

Download do artigo: Português

  • 1
  • 2
FaLang translation system by Faboba