• Home
  • Notícias do Centro

CCOPAB participa da 25ª Conferência Anual da Associação Internacional de Centros de Operações de Paz

LIMA (PERU) - Entre os dias 7 e 11 de outubro, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, representado por seu Comandante, Coronel Marco Antônio Estevão Machado, pelo Chefe da Divisão de Doutrina, TC (FAB) Rogério Ayres Vasconcellos e pelo Instrutor da Divisão de Educação e Treinamento, Maj PM Alexandre Grevy Magacho Barcellos, participou da 25ª Conferência Anual da Associação Internacional de Centros de Operações de Paz (IAPTC - sigla em inglês), realizada em Lima, Peru.

CCOPAB realiza o estágio de Coordenação Civil-Militar (CIMIC) para Alunos da ESAO, das PMs e civis

Rio de Janeiro (RJ) – No período de 30 set a 4 de outubro, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello realizou o Estágio de Coordenação Civil-Militar (CIMIC). Esta atividade teve como público-alvo capitães-alunos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO), integrantes das Polícias Militares e civis do meio acadêmico.

CCOPAB participa do Curso de Coordenação Civil-Militar Tático no Chile

SANTIAGO (CHILE) – No período de 22 set a 5 out 19, o 2º Sgt MARCUS VINÍCIUS MIRANDA PEDROZA DA SILVA, do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) – Centro Sergio Vieira de Mello, participou do Curso de Coordenação Civil-Militar Tático, realizado no Centro Conjunto para Operações de Paz do Chile (CECOPAC), na cidade de Santiago, no Chile.

CCOPAB participa do preparo da 54ª Força Tarefa Argentina (FTA)

Buenos Aires (ARG) – De 12 a 26 de agosto, a Capitão CAMILA DE ALMEIDA PAIVA, instrutora do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), participou do preparo da 54º Força Tarefa Argentina (FTA), a ser desdobrada na missão de paz da ONU no Chipre (UNFCYP). 

CCOPAB envia Equipe Móvel de Treinamento para o Equador

Quito (Equador) – No período de 9 a 24 de setembro de 2019, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, Centro Sergio Vieira de Mello, enviou uma Equipe Móvel de Treinamento (EMT) para a Cidade de Quito no Equador. A equipe ministrou o estágio de Instrução na Área de Desminagem Humanitária e Remoção de Explosivos a militares do Exército Equatoriano, de acordo com o subscrito na ata da X Conferência Bilateral de Estados-Maiores entre os Exércitos do Brasil e do Equador.

CCOPAB ministra palestra no Estágio de Adidos de Defesa de Nações Amigas

Brasília (DF)- O Ministério da Defesa realizou, nos dias 1 e 2 Out 19, o Estágio de Adidos de Defesa de Nações Amigas, nas instalações do MD e no 1º Regimento de Cavalaria de Guarda, em Brasília. No total, 37 (trinta e sete) adidos estrangeiros, distribuídos por 21(vinte e um) países participaram do evento.

CCOPAB recebe delegação da Escola Superior de Guerra da República da Colômbia (ESDEGUE)

No dia 24 Set 2019, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello, recebeu a visita do Curso de Estado-Maior da Escola Superior de Guerra (ESDEGUE), da República da Colômbia. A delegação foi composta por 31 (trinta e um) oficiais alunos e chefiada pelo Contra-Almirante Juan Ricardo Roza Obregon. Também participaram do evento o Coronel Jose Israel Bejarano Daza, Adido de Defesa da Colômbia e do Capitão de Fragata Yuri Duarte de Almeida, oficial coordenador do EMCFA.

Passagem de subordinação do CCOPAB

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 3 de setembro de 2019 foi realizada a cerimônia de passagem de subordinação do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello. Após 14 (catorze) anos de subordinação à 1ª Divisão de Exército - Divisão Mascarenhas de Moraes, o CCOPAB passou a integrar a Diretoria de Educação Técnica Militar (DETMil), conforme Portaria Nr 1179, do Comandante do Exército , datada de 5 agosto de 2019.

FaLang translation system by Faboba