• Home
  • Comandante do CCOPAB

COMANDANTE DO CCOPAB

Cel Vaz

Coronel de Cavalaria CARLOS ALBERTO MOUTINHO VAZ

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, o Coronel de Cavalaria CARLOS ALBERTO MOUTINHO VAZ estava realizando o Curso Internacional de Estudos Estratégicos, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, sediada na cidade do Rio de Janeiro.

Foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2019.

Nascido em 18 de junho de 1974, na cidade de Porto Alegre – Rio Grande do Sul, é filho do Coronel Pascoal Bernardino Rosa Vaz e de Helena Moutinho Rosa Vaz.

Incorporou às fileiras do Exército em 18 de fevereiro de 1991, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército.

Foi declarado Aspirante-a-Oficial da arma de Cavalaria em 2 de dezembro de 1995, pela Academia Militar das Agulhas Negras.

Concluiu o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da EsAO em 2003, o Curso de Comando e Estado-Maior da ECEME em 2011 e o Curso Internacional de Estudos Estratégicos, também da ECEME, em 2021. Realizou ainda os estágios de Preparação para Missões de Paz e de Negociação em Operações de Paz do CCOPAB, os estágios Técnico e Tático de Blindados do Centro de Instrução de Blindados, o Curso de Coordenação Pedagógica, do Centro de Estudos de Pessoal, e o Curso Superior de Defesa, da Escola Superior de Guerra. No exterior, realizou o Estágio de Comandante de Subunidade Blindada, no Exército da Espanha e o Curso de Observador Militar da ONU, no Exército do Canadá. Concluiu, ainda, o curso de pós-graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o curso de extensão em Política Internacional, na Universidade de Nova York e o MBA Executivo em Administração, na Fundação Getúlio Vargas.

Desempenhou as funções de instrutor da AMAN, da EsAO e da ECEME. Exerceu também as funções de Observador Militar na Missão das Nações Unidas no Sudão e de Oficial de Planejamento no Departamento de Operações de Paz, na sede das Nações Unidas em Nova York. Foi, ainda, Oficial de Operações no Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Leste e Comandante do 14º Regimanto de Cavalaria Mecanizado, localizado em São Miguel do Oeste – Santa Catarina.

Foi condecorado com a Medalha da Ordem do Mérito da Defesa, a Medalha Militar de Ouro, a Medalha da Vitória, a Medalha Marechal Hermes de Prata com uma Coroa, a Medalha do Pacificador, a Medalha Mérito Tamandaré e a Medalha Mérito Santos Dumont. Foi condecorado também com a Medalha 18 de Maio de 1811, da República Oriental do Uruguai, a Medalha de Honra ao Mérito Acadêmico, da República do Paraguai, a Medalha da Missão das Nações Unidas no Sudão e a Medalha do Quartel-General das Nações Unidas.

O Coronel Vaz é casado com a senhora Claudia Vieira de Rezende.

 

 

 

 

FaLang translation system by Faboba