• Home
  • Notícias do Centro
  • 2021
  • Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil realiza o Estágio de Preparação de Comandantes de Subunidade e Pelotão para Operações de Paz (EPCOSUPEL).

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil realiza o Estágio de Preparação de Comandantes de Subunidade e Pelotão para Operações de Paz (EPCOSUPEL).

Cascavel (PR) – No período de 25 de janeiro a 06 de fevereiro de 2021, cumprindo Diretriz de Preparação do Comando de Operações Terrestres (COTER) e do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil - Centro Sergio Vieira de Mello, designou e enviou uma Equipe Móvel de Treinamento (EMT) à guarnição de Cascavel-PR, a fim de prosseguir com as atividades de preparação de contingentes ao conduzir o Estágio de Preparação de Comandantes de Subunidade e Pelotão para Operações de Paz (EPCOSUPEL).

O EPCOSUPEL teve a finalidade de contribuir na preparação do Batalhão de Infantaria de Força de Paz Mecanizado (BI F Paz Mec), orgânico da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (Cascavel-PR), e a Companhia de Engenharia de Força de Paz (Cia E F Paz), orgânico do 4º Grupamento de Engenharia (Porto Alegre-RS), à disposição do Sistema de Prontidão das Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS, sigla em inglês).

A atividade foi desenvolvida em duas semanas, sendo a primeira constituída de assuntos relacionados ao Core Pre-Deployment Training Material/CPTM (material básico de treinamento pré-desdobramento do Departamento de Operações de Paz da ONU), e na segunda semana, eminentemente prática, na qual os conhecimentos foram praticados e consolidados mediante a simulação construtiva.

No contexto da preparação de contingentes, no âmbito do UNPCRS, o EPCOSUPEL é o prosseguimento do Estágio de Preparação de Comandantes de OM e Estado-Maior para Operações de Paz (EPCOEM), o qual foi conduzido no período de 01 a 04 de dezembro de 2020, também em Cascavel-PR. A próxima fase será a realização do Estágio Básico e Avançado de Operações de Paz (EBOP e EAOP, respectivamente).

Fizeram parte do EPCOSUPEL quarenta e um militares estagiários, sendo trinta e nove do Exército Brasileiro e dois militares da Força Aérea Brasileira. As instruções ocorreram no 33º BI Mec e no 15º B Log (Cascavel-PR).

46 78 910 1112 12 3

FaLang translation system by Faboba