CCOPAB realiza cerimônia do “Dia Internacional dos Peacekeepers”

Rio de Janeiro (RJ) – O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil - Centro Sergio Vieira de Mello sediou, no dia 29 de maio, a cerimônia do “Dia Internacional dos Peacekeepers” (Mantenedores da Paz). Nesta significativa data, são homenageados os militares, policiais e civis que, sob a bandeira das Nações Unidas, cumpriram a nobre tarefa de manter a paz mundo afora.

Estiveram presentes na cerimônia as seguintes personalidades:

Gen Ex Júlio Cesar de Arruda, Comandante Militar do Leste;
Gen Div William Georges Felippe Abrahão, Comandante da 1º Divisão de Exército;
Gen Bda Vinicius Ferreira Martinelli, Diretor de Educação Técnica Militar;
Gen Bda Marcos de Sá Affonso da Costa, Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais;
Gen Bda Pedro Celso Coelho Montenegro, Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista;
Gen Bda Antônio Ribeiro da Rocha Neto, Comandante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército;
Gen Bda Otávio Rodrigues de Miranda Filho, Comandante da 9º Brigada Escola de Infantaria Motorizada;
Brigadeiro do Ar Fernando Cézar da Costa e Silva Braga, Comandante da ALA 11;
Gen Bda Moacir Rangel Junior, Comandante da Base de Apoio Logístico do Exército;
Cap de Mar e Guerra Luiggi Campani de Oliveira, Comandante da Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador;
Cel PMERJ André Silva de Mendonça, Coordenador do Programa Estadual de Integração na Segurança;
Sr. Yoshitaka Hoshino, Cônsul Geral do Japão;
Sr. Simon Wood, Cônsul Geral Britânico no Rio de Janeiro;
Sr Jonathan Mermis-Cava, representante do Consulado Americano;
Sr Maurizio Giuliano, Diretor do Centro de Informações das Nações Unidas para o Brasil, UNIC-Rio;
Sr Wanderlei Braga, Presidente da Associação do Batalhão Suez;
Sr Jorge Rangel, Presidente da FAIBRAS;
Sr Lanier Guedes de Morais, Representante do Itamaraty;
Sr André Simões de Oliveira, sobrinho e afilhado de Sergio Vieira de Mello, patrono do CCOPAB e Comandantes das diversas OM da área do Rio de Janeiro

As atividades se iniciaram com as honras de recepção ao Gen Arruda, Comandante Militar do Leste. Seguiu-se a formatura militar, da qual participaram ex-integrantes do Batalhão Suez, ex-integrantes da FAIBRAS (Força Armada Interamericana do Brasil), além de ex-integrantes de missões de paz que o Brasil participou no exterior. O Cel Machado, Comandante do CCOPAB, realizou a leitura da Ordem do dia alusiva a data e o General Arruda se dirigiu à tropa enaltecendo o trabalho realizado pelos peacekeepers brasileiros.

Durante a formatura foi realizada uma homenagem aos peacekeepers que tombaram a serviço das Nações Unidas. Flores foram depositadas no Memorial Haiti, erguido em memória daqueles que perderam suas vidas no terremoto de 2010 naquele país, pelo Gen Ex Júlio Cesar de Arruda, Comandante Militar do Leste, acompanhado do Brigadeiro do Ar Fernando Cézar da Costa e Silva Braga, Comandante da ALA 11; Cap de Mar e Guerra Luiggi Campani de Oliveira, Comandante da Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador, Cel PMERJ André Silva de Mendonça, Coordenador do Programa Estadual de Integração na Segurança; Sr Wanderley Braga, Presidente da Associação dos Integrantes do Batalhão Suez e Sr André Simões de Oliveira, sobrinho e afilhado do patrono do CCOPAB.

Finalizando a cerimônia, o Gen Arruda, convidou todos os Boinas - Azuis presentes para um registro fotográfico, materializando a comemoração do “Dia Internacional dos Peacekeepers” no CCOPAB.

dia peacekeepers maio19 001 dia peacekeepers maio19 002 dia peacekeepers maio19 003 dia peacekeepers maio19 004 dia peacekeepers maio19 005 dia peacekeepers maio19 006 dia peacekeepers maio19 007 dia peacekeepers maio19 008 dia peacekeepers maio19 009 dia peacekeepers maio19 010 dia peacekeepers maio19 011 dia peacekeepers maio19 012 dia peacekeepers maio19 013 dia peacekeepers maio19 014 dia peacekeepers maio19 015 dia peacekeepers maio19 016 dia peacekeepers maio19 017 dia peacekeepers maio19 018 dia peacekeepers maio19 019 dia peacekeepers maio19 020 dia peacekeepers maio19 021 dia peacekeepers maio19 022 dia peacekeepers maio19 023 dia peacekeepers maio19 024

FaLang translation system by Faboba