CCOPAB recebe visita da Comitiva do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas( EMCFA)

Rio de Janeiro (RJ) - O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil - Centro Sergio Vieira de Mello recebeu, no dia 15 Maio 2019, a visita de uma comitiva do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. O objetivo desta visita foi conhecer a estrutura e as capacidades do CCOPAB. A comitiva foi chefiada pelo Ten Brig Ar Raul Botelho, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CEMCFA), que se fez acompanhar das seguintes autoridades do EMCFA: Gen Ex Laerte de Souza Santos, Chefe de Logística; Gen Div Rolemberg Ferreira da Cunha, Subchefe de Operações de Paz; Maj Brig Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Chefe do Gabinete do CEMCFA; Cel Fernando César Hernandes, Gerente da Seção de Acompanhamento e Estudos; Cel José Roberto Soares Paes, Gerente da Seção de Emprego Operacional; TC Daniel Coutinho e Souza, Assistente do Chefe de Logística; e CT Vitor Borges Pedrosa, Ajudante de Ordens do CEMCFA.

Também participaram da visita, os seguintes Oficiais-generais do Exército: Gen Ex Júlio Cesar Arruda, Comandante Militar do Leste; Gen Div William Georges Felippe Abrahão, Comandante da 1ª Divisão de Exército; Gen Div Jorge Cardoso Martins, 5º Subchefe do Estado-Maior do Exército; Gen Div Kleber Nunes de Vasconcellos, Chefe de Missão de Paz, Aviação e IGPM do COTER; Gen Bda Pedro Celso Coelho Montenegro, Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista; e Gen Bda Otávio Rodrigues de Miranda Filho, Comandante do Grupamento de Unidades-Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada.

Após as honras de recepção, o Brig Botelho recebeu a apresentação dos Oficiais no Salão Nobre. A seguir, o Cel Marco Antônio Estevão Machado, Comandante do CCOPAB, realizou uma apresentação institucional sobre o Centro, destacando sua contribuição com o Ministério da Defesa, no que tange ao preparo dos capacetes azuis brasileiros. Seguiu-se uma videoconferência realizada com o Cel Baddy Mitre, Observador Militar brasileiro desdobrado em AWIL, no Sudão do Sul e uma visita às seguintes instalações: Simulador de Combate (Sistema de Treinamento do Uso da Força Legal), Laboratório de Francês, Memorial Haiti (monumento que homenageia os mortos no terremoto que atingiu aquele país em 2010) e ao Campo Delta, onde desenvolveu-se o Curso de Staff Officer.

Prosseguindo na programação, a comitiva deslocou-se para a área do Campo de Instrução do Gericinó (CIG), onde pôde observar o desempenho dos militares e policiais, alunos do Estágio de Preparação para Missão de Paz (EPMP/2019). O CEMCFA e demais autoridades puderam, ainda, conhecer as instalações simuladas de um Team Site, base normalmente ocupada por Observadores Militares e Policiais desdobrados em missões de paz da ONU. Neste exercício final de avaliação, os futuros capacetes azuis são submetidos a simulações de cenários que provavelmente encontrarão quando do cumprimento de suas missões no terreno.

A visita encerrou-se com um almoço, oportunidade em que o Brigadeiro Botelho assinou o livro de honra do CCOPAB e recebeu uma lembrança institucional do Centro.

3 IMG 01835 IMG 02297 IMG 98148 IMG 98319 IMG 984910 IMG 987211 IMG 988313 IMG 997214 IMG 996115 IMG 996318 IMG 000419 IMG 001320 IMG 002122 IMG 006723 IMG 027026 IMG 031525 IMG 0279

FaLang translation system by Faboba