CCOPAB qualifica militares para missões de paz da ONU

Contribuindo na qualificação aos designados para missões de paz da ONU, na condição de Oficiais de Estado-Maior ou Observadores Militares, o CCOPAB realizou o Estágio de Preparação para Missões de Paz (EPMP) entre os dias 31 de outubro e 25 de novembro.

Com instruções teóricas, de procedimentos, simulações e exercícios de campo, o Estágio busca elevado nível de preparação para as situações reais que os militares em breve encontrarão, quando desdobrados nas diversas missões da ONU. Para isso, aulas e palestras abordaram assuntos essenciais ao trabalho em campo, tais como o CPTM (Core Pre-Deployment Training Material - Material Essencial para Desdobramento Pré-Emprego) e STM (Specialized Training Material - Material de Treinamento Especializado), que versam sobre proteção dos direitos humanos, proteção de civis, direito internacional aplicado às operações de paz, prevenção de doenças, mediação e negociação, respeito à diversidade, técnicas de entrevista e logística nas Operações de Paz. Ao final, os estagiários participam de um exercício de gerenciamento de crise, desenvolvido a partir de um cenário complexo, com interações passíveis de serem encontradas em um ambiente real.

Foram certificados 37 militares, sendo 9 da Marinha do Brasil, 10 do Exército Brasileiro, 4 da Força Aérea Brasileira, 3 do Exército de Angola e 11 policiais. O estágio teve a participação de instrutores do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, do Exército da França, do Exército do Reino Unido e da Armada do Chile. O EPMP foi totalmente conduzido no idioma inglês, preparando os estagiários para estabelecer a comunicação de forma segura e eficiente.

12345

 

FaLang translation system by Faboba