CCOPAB realiza o primeiro Curso de Preparação de Civis para Atuação em Contextos Instáveis

Rio de Janeiro (RJ) – Iniciou na manhã do dia 16 de novembro, o primeiro Curso de Preparação de Civis para Atuação em Contextos Instáveis, conduzido pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), com o apoio do Instituto Igarapé. O curso respondeu à orientação e contou com o apoio da Subchefia de Operações de Paz do Ministério da Defesa.

O curso se desenvolveu no CCOPAB, no período de 16 a 18 de novembro, e contou com a participação de 16 especialistas civis brasileiros: servidores públicos federais e estaduais, acadêmicos e profissionais diretamente envolvidos com tema na prática.

No ambiente de relações internacionais há projetos de cooperação entre Estados, inclusive em contextos instáveis, e o Brasil tem experiência no envio de civis para contextos vulneráveis, como Afeganistão, Camboja, Líbano e Mali, sendo a preparação desses brasileiros bastante precária ou mesmo inexistente. O curso, portanto, atende a uma demanda de treinamento latente e de grande importância tanto para os brasileiros envolvidos como para a política externa brasileira de maneira geral.

O Curso de Preparação de Civis para Atuação em Contextos Instáveis teve os objetivos de: (1) sensibilizar os participantes para a importância do treinamento; e (2) ensinar técnicas básicas a profissionais brasileiros para que possam desempenhar com segurança suas funções em contextos instáveis, seja em projetos de cooperação técnica, eleitoral e humanitária, seja em missão de paz ou missões políticas especiais da ONU.

mini curso civis-01mini curso civis-02mini curso civis-04mini curso civis-05mini curso civis-06mini curso civis-07mini curso civis-08mini curso civis-09mini curso civis-03

FaLang translation system by Faboba