Brasil sedia Conferência Anual de Centros de Treinamentos de Missão de Paz

Iniciou nesta segunda-feira, 28/9, a 21ª Conferência Anual da Associação Internacional dos Centros de Manutenção de Paz – 21ª IAPTC. O evento, promovido pelo Ministério da Defesa, por intermédio do Exército Brasileiro, reúne 200 participantes que representam 52 países nas discussões de assuntos referentes às atividades em Operaçõesde Paz.

O objetivo do evento é promover parcerias de treinamento e contribuições para fortalecer as estruturas das associações regionais. A Conferência foi oficialmente aberta pelo chefe do Comitê Executivo da IAPTC, Coronel Taufik Luiz Santoso, da Indonésia, representando o presidente da Associação General Anto MuktiPutrano.

Para ele, a Conferência possibilita o surgimento de ações que permitam abordar com eficiência os problemas que estão sendo encarados nas missões de paz atualmente. "O importante é equipar o militar com habilidades e atitudes para a missão e aumentar a dificuldade dos treinamentos para propiciar a evolução das tropas", disse o Coronel Taufik.

Representando o Ministro da Defesa, Sr Jaques Wagner, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General José Carlos de Nardi, destacou a participação do Brasil nas missões de paz. "Temos sido solidários e incansáveis aos chamados de manutenção da paz. Estivemos engajados em 50 das 71 missões de paz pelo mundo. A IAPTC discute de forma legítima com profundidade de conteúdo o estudo e treinamento dos profissionais envolvido nas missões", afirmou o General.

Segundo o Comandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Coronel José Ricardo Vendramin Nunes, receber a 21ª edição da Conferência é uma demonstração do comprometimento do País com as operações de paz. "O maior desafio é reunir as capacidades necessárias das equipes para cumprir as missões da Organização das Nações Unidas (ONU), ressaltou.

O Comandante do Exército Brasileiro, General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, esteve presente na cerimônia de abertura e destacou a participação ativa do Brasil nas missões de paz por 70 anos, sempre com muita eficiência.

A 21ª Conferência Anual da Associação Internacional dos Centros de Manutenção de Paz – 21ª IAPTC será o palco mundial de estudos de missões de paz até a próxima quinta-feira, 1/10, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.

Opening Ceremony - 01 CAPA

FaLang translation system by Faboba