Ministério da Defesa realiza Workshop sobre os 10 anos da MINUSTAH

Itaipava (RJ) – O Workshop sobre os dez anos da MINUSTAH (Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti), evento internacional coordenado pelo Ministério da Defesa, ocorreu no período de 11 a 15 de agosto. A abertura do evento foi realizadapor representante do MD, em 11 de agosto, e contou com a participação de militares da Argentina, do Chile, do Equador, da Guatemala, do Uruguai e do Brasil.

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) conduziu os trabalhos do Workshop. No primeiro dia foi apresentado um ciclo de palestras com o objetivo e fazer uma análise histórica da missão, por meio de apresentações ministradas pelo General AUGUSTO HELENO RIBEIRO PEREIRA, pelo General FLORIANO PEIXOTO VIEIRA NETO, que foram Force Commanders da Missão, pelo General ANÍSIO DAVID DE OLIVEIRA, que foi comandante do Batalhão brasileiro e pelo Primeiro Secretário do MRE, Sr. BRUNO NUNES BRANT. Os palestrantes abordaram temas sobre o Brasil e as operações de paz das Nações Unidas, a implementação do Mandato, o papel do componente militar da MINUSTAH no terremoto de 2010 e sobre a situação atual e perspectivas da Missão.

Os demais dias foram dedicados às apresentações sobre treinamento e emprego da tropa dos países componentes da MINUSTAH, e trabalhos em grupo seguidos de discussões sobre lições aprendidas.

De acordo com o Coronel JUAN ANTONIO MONTOYA FLORES, Diretor de Operações de Paz do Estado Maior de Defesa Nacional do Exército da Guatemala, a experiência que obteve no seminário foi muito proveitosa: "é visível a preocupação que os nossos irmãos brasileiros tiveram para atender-nos, sem deixar de mencionar a qualidade dos conferencistas e, além disso, as experiências adquiridas devem ser convertidas em doutrina e aplicadas em nossos países" afirmou o Oficial guatemalteco.

Foto Oficial MINUSTAH 10 anosIMG 0001IMG 0005IMG 0049IMG 0098IMG 0219IMG 0304

FaLang translation system by Faboba