CCOPAB conduz Estágio de Ação Contra Minas

Rio de Janeiro (RJ) – No período de 03 de agosto a 04 de setembro de 2020, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello – conduziu, sob a supervisão/coordenação do Comando de Operações Terrestre/COTER, o Estágio de Ação contra Minas (EACM) com o objetivo de preparar militares para exercerem funções de Instrutores, Monitores e Assessores Internacionais nos trabalhos de desminagem humanitária sob a égide da Organização dos Estados Americanos (OEA).

A atividade, realizada integralmente no idioma espanhol, foi desenvolvida em duas fases: a primeira, na modalidade de ensino à distância (duração de duas semanas) e na segunda, na modalidade presencial (duração de três semanas). Neste período, foram ministradas instruções teóricas e práticas baseadas nos Padrões Internacionais para Ação Contra Minas (International Mine Action Standards/IMAS).

Durante a atividade, mereceu destaque a participação, por videoconferência, do General de Divisão LUCIANO José Penna, Presidente do Conselho de Delegados, da Junta Interamericana de Defesa/JID; do Coronel de Cavalaria Marco Aurélio BALDASSARRI, da JID; da Sra. LINA María Castillo Méndez, do Serviço de Ação de Minas da Organização das Nações Unidas (UNMAS, sigla em inglês), na Colômbia; de instrutores Fuzileiros Navais brasileiros no “Centro de Entrenamiento y Capacitación para Operaciones de Paz/CENCOPAZ”, da Colômbia; de Monitores do Grupo de Monitores Interamericanos da JID/GMI-CO, na Colômbia; e do Coronel de Engenharia LUÍS HENRIQUE Santos Franco, Chefe da Missão de Instrutores e Assessores em Desminagem Humanitária/MIADH, na Colômbia.

Além do Corpo Docente do CCOPAB, o processo de ensino-apredizagem foi enriquecido pela participação dos seguintes instrutores convidados: Major Eng Hilton Martins Laureano (Academia Militar das Agulhas Negras/AMAN), Maj Med Rogério Santos Silva (Hospital de Guarnição de João Pessoa/H Gu JP), CT(FN) Rafael Felippelli Dias Bertolo (Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais/BtlEngFuzNav) e Cel Eng R1 Márcio Tomás de Aquino (Escola de Comando e Estado-Maior do Exército/ECEME).

Fizeram parte dessa edição 08 (oito) nacionais, distribuídos da seguinte forma: 04 (quatro) militares do Exército Brasileiro e 04 (quatro) militares do Corpo de Fuzileiros Navais.

Ressalta-se que a realização do EACM 2020 foi possível em virtude do imprescindível apoio do Centro de Instrução de Engenharia e do 2º Batalhão Ferroviário (Araguari-MG), ambos do Sistema de Engenharia do Exército (SEEx).

eacm ago20 001 eacm ago20 002 eacm ago20 003 eacm ago20 004 eacm ago20 005 eacm ago20 006 eacm ago20 007 eacm ago20 008 eacm ago20 009 eacm ago20 010 eacm ago20 012 eacm ago20 013 eacm ago20 011

FaLang translation system by Faboba