CCOPAB realiza o Estágio de Preparação de Civis para Atuação em Ambientes Instáveis (EPCAAI)

Rio de Janeiro, RJ - No período de 24 a 28 de agosto, o CCOPAB conduziu o Estágio de Preparação de Civis para Atuação em Ambientes Instáveis 2020 (EPCAAI 2020), tendo por objetivo sensibilizar sobre a importância do preparo de civis que atuam ou poderão atuar em ambientes instáveis no desempenho das suas funções. A atividade buscou proporcionar, prioritariamente, noções básicas de segurança e proteção individuais.

No corrente ano, participaram 34 (trinta e quatro) estagiários das seguintes instituições nacionais e internacionais: Caritas Brasileira/Organização Internacional para Migrações, Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, Impact Hub Floripa, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública/MG, USP, PUC-Rio, Junta de Missões Mundiais de Convenção Batista Brasileira, Articulação Sul, Cruz Vermelha Brasileira/PA, Gabinete de Segurança Institucional, REBRAPAZ, DEPOE, ACNUR, Solar do Rosário, OAB-MS, UVA, UFRJ/ESG, Conselho Tutelar de Salvador, Prefeitura do Rio de Janeiro, Consulado-Geral Britânico no Rio de Janeiro, Conexão Voluntário em Campos, IBMR e STJ.

Os estagiários tiveram instruções relacionadas à comunicação e negociação, primeiros socorros, combate a incêndio, análise e mitigação de riscos, Defesa Química Biológica Radiológica Nuclear (DQBRN), dentre outras.

Durante a atividade, mereceu destaque a participação, por videoconferência, da Sra. Conselheira Viviane Balbino, do Ministério das Relações Exteriores; da Profa. Dra. Eduarda Hamann, coordenadora da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ), (ambas) apresentando a participação de civis brasileiros em missões em ambientes instáveis; da Sra. Bia Albernaz, compartilhando experiências no terreno vivenciadas na MONUSCO (República Democrática do Congo/RDC), na Missão Política na Colômbia e com refugiados no Sudão do Sul; e da Sra Fernanda Brasil nas missões de paz da ONU no Haiti, na RDC, na República Centro Africana e no Mali.

Adicionalmente, a realização do EPCAAI 2020 foi possível em virtude do imprescindível apoio das seguintes Organizações Militares da Guarnição da Vila Militar:

- 27º Batalhão de Infantaria Paraquedista;
- Companhia Precursora Paraquedista;
- 57º Batalhão de Infantaria Motorizado;
- 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado;
- Escola de Instrução Especializada;
- Centro de Adestramento-Leste; e
- Base Aérea dos Afonsos.

epcaai ago20 001 epcaai ago20 002 epcaai ago20 003 epcaai ago20 004 epcaai ago20 005 epcaai ago20 006 epcaai ago20 007

FaLang translation system by Faboba