CCOPAB celebra o Dia Mundial Humanitário

Rio de Janeiro (RJ) - Na manhã do dia 19 de agosto, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) – Centro Sergio Vieira de Mello – realizou uma formatura para memorar o Dia Mundial Humanitário.

Em 2008, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 19 de agosto como o Dia Mundial Humanitário para aumentar a conscientização sobre a assistência humanitária em todo o mundo e homenagear as pessoas que arriscam suas vidas para ajudar aos necessitados em áreas de conflito.

Esta data faz referência ao atentado ocorrido em 2003, na cidade de Bagdá, que vitimou o Representante Especial do Secretario Geral da ONU (UN SRSG, sigla em inglês) no Iraque, Sergio Vieira de Mello - e outros 21 funcionários e colaboradores da Organização das Nações Unidas (ONU).

Foi o maior ato violento já realizado por terroristas contra as instalações da ONU ao longo de sua história.

O brasileiro Sergio Vieira de Mello passou grande parte de sua vida a serviço das Nações Unidas. Desde 1969, sua presença foi importante em diversas missões humanitárias e de paz como as realizadas em Bangladesh, Sudão, Chipre, Moçambique, Peru, Camboja, Croácia, Bósnia e Herzegovina e no Timor-Leste.

Por intermédio da Portaria do Comandante do Exército Brasileiro Nr 949, de 03 de dezembro de 2008, o CCOPAB recebeu a designação de Centro Sergio Vieira de Mello.

dia mundial humanitario ago20 001 dia mundial humanitario ago20 002 dia mundial humanitario ago20 003 dia mundial humanitario ago20 004 dia mundial humanitario ago20 005 dia mundial humanitario ago20 006 dia mundial humanitario ago20 007 dia mundial humanitario ago20 008

FaLang translation system by Faboba