Passagem de subordinação do CCOPAB

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 3 de setembro de 2019 foi realizada a cerimônia de passagem de subordinação do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello. Após 14 (catorze) anos de subordinação à 1ª Divisão de Exército - Divisão Mascarenhas de Moraes, o CCOPAB passou a integrar a Diretoria de Educação Técnica Militar (DETMil), conforme Portaria Nr 1179, do Comandante do Exército , datada de 5 agosto de 2019.

A cerimônia foi presidida pelo Gen Arruda, Comandante Militar do Leste, que se fez acompanhar pelo Gen Tomás, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército. O Gen Abrahão, Comandante da 1ª Divisão de Exército, passou a subordinação do Centro ao Gen Martinelli, Diretor de Serviço Militar e que atualmente responde como Diretor de Educação Técnica Militar. A atividade contou, ainda, com a presença dos seguintes Oficiais Generais: Gen Cunha, Subchefe de Operações de Paz do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; Gen Vasconcellos, Chefe de Missões de Paz, Aviação e Inspetor Geral das Polícias Militares do COTER; Gen Affonso da Costa, Chefe do Preparo da Força Terrestre; Gen Montenegro, Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista; Gen Alan, Comandante da Base de Apoio Logístico do Exército; Gen Miranda Filho, Comandante do Grupamento de Unidades Escola - 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, Gen Ramires, Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; Gen Stoffel, Gerente do Programa Estratégico do Exército Sistema de Educação e Cultura (PENEC); e Gen Paixão, Assessor de Relações Institucionais do Departamento de Educação e Cultura do Exército.

Também se fizeram presentes os Adjuntos de Comando das autoridades mencionadas, Comandantes das diversas Organizações Militares da Guarnição do Rio de Janeiro e da Vila Militar, bem como representantes da FAIBRAS.

Durante a cerimônia, o Cel Machado, Comandante do CCOPAB, realizou a leitura de um texto alusivo, no qual destacou a importância da 1ª DE na criação e consolidação do Centro e realçou os desafios e a responsabilidade de passar a integrar, como OMDS, o Sistema de Educação e Cultura do Exército.

Com a mudança de subordinação, a DETMil passa a ter 10 (dez) Estabelecimentos de Ensino diretamente subordinados e 24 (vinte e quatro) Estabelecimentos de Ensino com vinculação técnico pedagógica, cabendo-lhe a missão de " dirigir, orientar, supervisionar e avaliar as atividades de ensino e pesquisa, a formação dos sargentos de carreira, bem como a especialização e extensão de oficiais, subtenentes e sargentos.”

 

IMG 0267IMG 0272IMG 0286IMG 0294IMG 0315IMG 0321IMG 0345IMG 0366IMG 0374IMG 0394IMG 0416IMG 0425IMG 0444IMG_0430.jpgIMG 0295

 

FaLang translation system by Faboba