CCOPAB participa de treinamento de Unidades Aéreas da FAB

Campo Grande (MS) – Entre os dias 12 e 23 de agosto, uma equipe do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Centro Sergio Vieira de Mello, composta pelo TC Inf (FAB) Ayres , Maj Christiane Lima, Maj Av (FAB) Henrique Santos, Maj (PMGO) Barcellos  e 2 º Sgt Gabriel Machado, deslocou-se para a cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para realizar a Instrução para Preparação de Unidades Aéreas, ofertadas pelo Brasil no Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz da ONU (UNPCRS, sigla em inglês). 

O Maj Av Henrique Santos (FAB), coordenador da instrução, afirmou que os conceitos e doutrina das Nações Unidas (ONU), necessários para a certificação de Unidades Aéreas, foram muito bem assimilados pelos 61(sessenta e um) alunos pertencentes aos efetivos da Ala 5 (1°/15ºGAV, 2º/10ºGAV, 3º/3ºGAV e EAS) e do 1º Esquadrão do 9º Grupo de Aviação (1º/9º GAV) da Ala 9, que participaram da instrução. Estas unidades operam as aeronaves C-105 Amazonas, H-60L Blackhawk e A-29 Super Tucano, que podem vir a ser empregadas em Operações de Paz.

Aprendi muitas coisas que eu não conhecia e que provavelmente farão grande diferença no dia em que eu for chamada para uma Operação de Paz. Estou me sentindo preparada e mais motivada do que nunca para enfrentar este desafio”. Este foi o relato da 3º Sgt Amanda Ariane Gomes da Silva, uma das alunas. O Cap AV Tiago Taffarel, um dos pilotos participantes, afirmou: “Esta instrução nos revelou uma infinidade de possibilidades interessantes, pois pudemos interagir com especialistas do mundo inteiro que atuam diretamente com Unidades Aéreas em Missão de Paz”.

A atividade realizou-se por meio de aulas expositivas,  avaliações diárias de aprendizagem e exercícios práticos de estudo de caso, que exigiam a busca de soluções dentro de um cenário hipotético de uma Operação de Paz da ONU. A Equipe de Instrução foi composta, ainda, pelo Ten Cel (FAB) Diego Henrique de Brito e pelo Ten Cel (FAB) Bruno Cesar Janhsen , dois instrutores convidados da FAB integrantes do SRPV-SP (Serviço Regional de Proteção ao Voo) e do EMAER (Estado-Maior da Aeronáutica), respectivamente.

Destaca-se a participação dos seguintes palestrantes internacionais, por meio de videoconferências interativas ao longo de duas semanas: Cel Moura, Ministério da Defesa; Cel R1 Werneck,  Quartel-General da ONU – New York; Maj. Ayax Solis,  MINUSMA (Mali) – Timbuktu; e Sr. André Rodrigues, UNSOS (Somália/Quênia) – Nairobi.Todos os instrutores e palestrantes possuem experiência de Missão de Paz da ONU em países como Timor-Leste, Saara Ocidental, Congo, República Centro Africana, Somália, Libéria, Haiti e Sudão do Sul ou no Quartel General da ONU em Nova York. 

120028 MG 0047 MG 0311 MG 0317 MG 0339 MG 0483 MG 9268 MG 9293 MG 9307 MG 9528

FaLang translation system by Faboba