CCOPAB contribui para seleção de militares brasileiros em Cargos na ONU

Um militar do Exército Brasileiro e uma da Marinha do Brasil foram selecionados para fazer parte do Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas (DPKO). O Coronel Ulisses e a Capitão de Fragata Carla Daniel passaram por um rigoroso processo de seleção e irão trabalhar no escritório do DPKO, que fica na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) teve parcela relevante na capacitação dos dois militares brasileiros. Em junho de 2016, Coronel Ulisses participou do Estágio de Preparação para Entrevista de Candidatos ao DPKO (EPEC-DPKO), realizado pelo CCOPAB. Durante o Estágio, o Coronel pode conhecer as peculiaridades da estrutura e do funcionamento do processo de recrutamento da ONU. Em novembro de 2016, o Coronel Ulisses complementou sua preparação no CCOPAB, ao realizar um treinamento para a banca de seleção ao DPKO, no idioma inglês.

Já a CF Carla Daniel esteve no CCOPAB em abril de 2017, a fim de realizar uma simulação da entrevista de seleção ao DPKO. Durante o treinamento, a banca simulada, formada por instrutores do CCOPAB, aperfeiçoaram os conhecimentos da Capitão de Fragata acerca das Nações Unidas, do processo seletivo e do idioma Inglês.

É importante destacar que, além dos dois militares das Forças Armadas Brasileiras, o Major Sérgio Carrera, da Polícia Militar do Distrito Federal, também foi selecionado para integrar o DPKO, sendo o primeiro policial brasileiro a ser admitido para cargo dessa natureza.

02
Coronel Ulisses (à esquerda) durante o EPEC-DPKO em 2016
01
CF Carla Daniel e Instrutores do CCOPAB
FaLang translation system by Faboba