CCOPAB promove workshop internacional sobre proteção de civis em contextos instáveis

A abertura do workshop internacional de Proteção Integrada de Civis (Integrated Protection of Civilians - IPoC), promovido pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), foi realizada no dia 3 de julho, no auditório da Escola Superior de Guerra (ESG), na Urca. O evento acontece ao longo desta semana, até o dia 7 de julho, com o objetivo de discutir a formação de novo currículo do Curso de Proteção de Civis para 2018.

workshop protecao civis 2017 001Foto institucional

A palestra de abertura do Comandante do CCOPAB, Coronel Carlos Augusto Ramires Teixeira, marcou o início do workshop. Em entrevista, ele destacou a importância da realização do evento para integração entre os diversos agentes que atuam no terreno humanitário e de missões de paz. Segundo ele, é preciso entender e respeitar os diferentes mandatos que regem as atividades de cada instituição para fortalecer a ideia principal: proteger os civis que vivem em países em conflito.

workshop protecao civis 2017 002Abertura do workshop de POC

No primeiro dia, ministraram palestras o General Foster, Vice-Chefe do Escritório de Assuntos Militares do Departamento de Operações de Manutenção de Paz da ONU; o General Novaes, Antigo Comandante do CIOpPaz; o Major Rozas, Antigo Oficial de Ligação da UNMISS (Sudão do Sul); a Dra. Lotte Vermeij, Assessora de Proteção de Mulheres na MONUSCO (República Democrática do Congo); Ricardo Oliveira, representante da REBRAPAZ (Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz); e Marta Garcia, da OXFAM.

workshop protecao civis 2017 003
General Foster
workshop protecao civis 2017 004
General Novaes
workshop protecao civis 2017 005
Sra Marta Garcia, da OXFAM
workshop protecao civis 2017 006
Videoconferência com Dra. Lotte Vermeij

Na programação do evento, também estão previstas palestras do antigo Comandante do BRABAT 24; do antigo integrante da UNPol na MINUSTAH; do Antigo Comandante do Contingente Uruguaio na MONUSCO; e de representantes da UNICEF Brasil; da Organização Médicos Sem Fronteiras - Brasil; do Alto Comissariado das Nações Unidas Para Refugiados - ACNUR Brasil; do World Food Programme; e da International Organization for Migration.

FaLang translation system by Faboba