CCOPAB certifica a preparação do último contingente que irá ao Haiti

Ocorrido em Caçapava-SP entre 17 e 28 de abril, o Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP), conduzido pelo CCOPAB, avaliou a eficiência operacional dos integrantes do BRABAT 26 no contexto de uma missão de paz multidimensional. O exercício simulou situações semelhantes às vividas hoje no Haiti. As situações-problema apresentadas ao BRABAT 26 consolidaram o preparo acerca de regras de engajamento, proteção de civis, tolerância zero à exploração e abuso sexual, igualdade de gênero, ações de coordenação civil-militar, consciência situacional e uso gradual da força, além de outros procedimentos considerados “transversais” na doutrina de emprego de tropas sob a égide das Nações Unidas.

O EAOP contou com o auxílio de militares da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), de acadêmicos da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e de membros dos órgãos de segurança pública da cidade. A Aviação do Exército e o Centro de Avaliação de Adestramento do Exército (CAAdEx) também estiveram presentes, dando suporte operacional ao EAOP. Ao todo, o exercício contou com mais de mil pessoas.

O BRABAT 26 vai ser o último Batalhão Brasileiro a atuar em solo haitiano sob o mandato da MINUSTAH. Segundo a Resolução 2350 do Conselho de Segurança da ONU, a missão será gradualmente reduzida, até ser completamente desmobilizada em 15 de outubro de 2017, quando uma nova missão passará a atuar no país caribenho, a MINUJUSTH (Missão das Nações Unidas de Apoio à Justiça no Haiti). A MINUJUSTH terá a participação de policiais de várias nacionalidades, que atuarão particularmente na capacitação da Polícia Nacional Haitiana.

FaLang translation system by Faboba