CCOPAB visita Exposição Cultural Guerra e Paz no Teatro Municipal do Rio de Janeiro

O evento Guerra e Paz de Candido Portinari aconteceu entre os dias de 22 a 30 de outubro de 2010 no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. E teve a presença do Comandante do Centro Conjunto de Operações do Brasil, o Sr. Cel Pessôa juntamente com o  3º Sgt  Músico Alexandre Sérgio da Divisão de Comunicação Social.

Entre 1952 e 1956, Candido Portinari realizou os seus dois últimos e maiores murais, “Guerra e Paz”, encomendados pelo governo brasileiro para presentear o Secretariado das Nações Unidas, em Nova York.

Localizados no Hall de entrada da Assembléia Geral, os monumentais painéis estão em um local nobre, porém de acesso restrito. Por esse motivo, O projeto Portinari sempre sonhou em expor “Guerra e Paz” ao grande público.

Candido Portinari morreu de envenenamento por tintas, devido a sua intensa presença e inalação de composições tóxicas. Quando ele veio a pintar essa magnífica obra, ele estava proibido pelos médicos de pintar. Mas o pintor não recuou ao desafio e ao maior trabalho de sua vida.

Integração!

3º Sgt Musico Alexandre e ao fundo painéis de PortinariTeatro municipal do Rio de janeiro

FaLang translation system by Faboba