CCOPAB conclui capacitação de militares e policiais do segmento feminino para missões de paz
Rio de Janeiro (RJ) – No período de 21 de novembro a 02 de dezembro de 2022, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) realizou o Estágio de Preparação Específica de Militares do Segmento Feminino para Operações de Paz (EPESFOP), capacitando vinte futuras capacetes azuis, sendo dez provenientes do Exército Brasileiro e as outras dez das Polícias Militares dos Estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.
O Estágio foi criado com o objetivo de viabilizar o aumento da participação feminina nas missões de paz, em consonância com uma série de resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, no contexto da Agenda “Mulheres, Paz e Segurança” e da “Uniformed Gender Parity Strategy”. O EPESFOP buscou a complementação de conhecimentos específicos, a fim de melhor capacitar as estagiárias para a participação em operações de paz complexas, exigindo-as, de forma prática, controle emocional e resistência à fadiga em situações adversas, dentre outras habilidades.
A jornada do dia 02 de dezembro iniciou com uma videoconferência com o General de Divisão AFFONSO DA COSTA, Comandante do Componente Militar na Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO). Na sequência, ocorreu a cerimônia de encerramento do Estágio, com as presenças do Coronel MARTINS, representando o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), do Coronel VICTOR HUGO, representando o Comando de Operações Terrestres (COTER), e do 2° Sargento CASTILHO, representando a Diretoria de Educação Técnica Militar (DETMil).