COMANDANTE DO CCOPAB
Coronel de Infantaria ADENIR FERNANDES NOGUEIRA
Ao ser nomeado para o cargo de Comandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, Centro Sergio Vieira de Mello, o Coronel de Infantaria ADENIR FERNANDES NOGUEIRA estava servindo na Secretaria-Geral do Exército (SGEx), sediada em Brasília.
Foi promovido ao Posto atual em 30 de abril de 2021.
Nascido em 18 de maio de 1974, na cidade de Iguatemi – Mato Grosso do Sul, é filho de ADENIR DORNELES NOGUEIRA (In Memoriam) e de MARIA JORGINA PANIAGUA FERNANDES.
Incorporou às fileiras do Exército em 13 de fevereiro de 1993, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas – São Paulo.
Em 29 de novembro de 1997, foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), com sede em Resende – Rio de Janeiro.
Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) em 2005 e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) em 2014 e 2015, ambas no Rio de Janeiro.
Desempenhou as funções de Instrutor dos Cursos Básico e de Infantaria da AMAN.
Comandou a Companhia Especial de Fronteira, sediada em Epitaciolância – Acre, e a Companhia de Comando da 11ª Região Militar, sediada em Brasília – Distrito Federal.
Como Oficial de Estado-Maior, Chefiou a Seção de Fiscalização de Produtos Controlados da 12ª Região Militar, sediada em Manaus – Amazônia, e foi integrante da 3ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, sediada em Brasília.
Comandou o 22º Batalhão de Infantaria, sediado em Palmas – Tocantins.
No campo voltado para Operações de Paz:
- É habilitado nos idiomas inglês e espanhol;
- Realizou os Estágios Preparatório, Básico e Avançado de Operações de Paz, Coordenação Civil-Militar em Operações Complexas e Proteção de Civis;
- Foi Observador Militar nas Missões das Nações Unidas na Etiópia – Eritrea (UNMEE) e para o Referendo no Saara Ocidental (MINURSO), e integrou o 1º Batalhão Brasileiro de Força de Paz no 16º Contingente Brasileiro no Haiti (MINUSTAH); e
- Foi Instrutor no Centro Argentino de Treinamento Conjunto para Operações de Paz (CAECOPAZ).
Durante a carreira, foi condecorado com a Ordem do Mérito Militar – Grau Cavaleiro, Medalha Militar de Ouro, Medalha Corpo de Tropa – Bronze, Medalha do Pacificador, Medalha do Serviço Amazônico – Prata, Medalha Marechal Osório – O Legendário, além das Medalhas das Nações Unidas das missões que participou.