Equipe Móvel de Treinamento do CCOPAB conduz o I Estágio de Pelotão de Engajamento no contexto do UNPCRS (Batalhão de Infantaria de Força de Paz)
Cascavel (PR) – Equipe Móvel de Treinamento (EMT) do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello – Estabelecimento de Ensino subordinado à Diretoria de Educação Técnica Militar, vem conduzindo, de forma inédita e pioneira, o I Estágio de Pelotão de Engajamento, contribuindo na capacitação do Batalhão de Infantaria Mecanizado de Força de Paz (BI Mec F Paz), orgânico da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, à disposição do Sistema de Prontidão das Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS, sigla em inglês).
O Estágio foi planejado e concebido conjuntamente entre a Divisão de Missão de Paz, do Comando de Operações Terrestres (COTER), e o CCOPAB em duas fases. A primeira (de 28 de junho a 02 de julho), abordando temas do Core Pre-Deployment Training Material e Specialized Training Material. A segunda fase, de 5 a 9 de julho, será eminentemente prática e conduzida no âmbito do Exercício Básico de Operações de Paz (EBOP) do BI Mec F Paz, permitindo os participantes exercer funções inerentes de Pelotão de Engajamento quando desdobrados.
A concepção geral do estágio obedeceu rigorosamente à doutrina do Departamento de Operações de Paz, permitindo a participação efetiva do componente feminino nas operações de paz, de acordo com a Agenda Mulheres, Paz e Segurança do Secretariado das Nações Unidas.
Além de instrutores do Centro Sergio Vieira de Mello, mereceu destaque a participação do General de Divisão Ricardo Augusto Ferreira COSTA NEVES, Subcomandante do COTER e antigo Force Commander da Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO, sigla em inglês), missão de paz da ONU referência no emprego de Pelotão de Engajamento.
A Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ) se fez presente com a presença da Sra. Bárbara Thomas Metzner, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fizeram parte do estágio dezoito militares, compondo o Mixed Engagement Platoon, que por meio de discussões em grupo e exercícios práticos, vêm construindo competências e habilidades características desta fração nas operações de paz das Nações Unidas.