CCOPAB participa do Exercício Básico de Operações de Paz (EBOP) no contexto do UNPCRS
Apucarana (PR) e Uberlândia (MG) – No período de 26 a 30 de abril e no período de 10 a 14 de maio de 2021, cumprindo Diretriz de Preparação do Comando de Operações Terrestres (COTER), o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil - Centro Sergio Vieira de Mello, Estabelecimento de Ensino do Exército Brasileiro, subordinado à Diretoria de Educação Técnica Militar, participou do Exercício Básico de Operações de Paz (EBOP) nível Subunidade, respectivamente, nas guarnições de Apucarana, sede do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado e Uberlândia, sede do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado.
O EBOP teve a finalidade de contribuir na preparação do Batalhão de Infantaria de Força de Paz Mecanizado (BI F Paz Mec), orgânico da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (Cascavel-PR) à disposição do Sistema de Prontidão das Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS, sigla em inglês).
Durante as duas semanas, foram conduzidas atividades práticas (Conceito VERDE) mediante exercícios simulados predominantemente a cargo do Centro de Adestramento Leste (CA-Leste), ocasião que avaliou as táticas, técnicas e procedimentos das duas Subunidades. Mereceu destaque o emprego, pelo CA-Leste, do DSET (Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático), composto de emissores e receptores laser, proporcionando melhor adestramento das frações avaliadas.
Coube ao CCOPAB a assessoria e avaliação do Conceito AZUL (Mandato da ONU, Proteção de Civis, Direito Internacional Humanitário, Direitos Humanos, Respeito à Diversidade, dentre outros), permitindo atingir os padrões exigidos pela Organização das Nações Unidas.
No contexto da arquitetura de treinamento de contingentes, no âmbito do COTER, o EBOP é o prosseguimento do Estágio de Preparação de Comandantes de OM e Estado-Maior para Operações de Paz (EPCOEM) e Estágio de Preparação de Comandantes de Subunidades e Pelotão para Operações de Paz (EPCOSUPEL).
Fizeram parte do EBOP nível Subunidade 677 militares, sendo 322 do 30º BIMec e 355 do 36º BIMec.