O Curso de Oficial de Investigação Nacional é conduzido no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, que objetiva ampliar a compreensão sobre os procedimentos, atividades de coordenação e responsabilidades para a condução de investigações de supostas falhas de conduta de militares brasileiros, ocorridas durante a participação em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), no exercício de funções como componentes de contingentes ou de Estado-Maior ou Observadores Militares ou na função de Elementos de Apoio Nacional.

Duração

O Curso possui a duração total de quatro semanas, sendo desenvolvido em duas fases: a primeira fase com duração de duas semanas, na modalidade de ensino a distância e a segunda fase, na modalidade presencial, com duração de duas semanas.

Observação: A ser realizado em 2026

Requisitos

Para realizar o Curso de Oficial de Investigação Nacional, o candidato deverá ser militar de carreira, preferencialmente com conhecimento na área jurídica ou bacharel em Direito ou com experiência na área de Polícia do Exército (ou equivalente para as Forças Singulares) que possam ser designados para missões de paz sob a égide das Nações Unidas A proficiência em inglês é necessária, pois o curso será conduzido neste idioma.

NIO 01NIO02

O Curso Setorial de Preparação Específica de Militares do Segmento Feminino para Operações de Paz é conduzido no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, que objetiva proporcionar a complementação de conhecimentos específicos aos militares não oriundos da Linha de Ensino Militar Bélico do Exército Brasileiro (EB), a fim de melhor capacitá-los para a participação em missões de paz, nas funções de oficial de estado-maior, auxiliar de estado-maior e, excepcionalmente, observador militar, sob a égide de organismos internacionais.

Duração

O Curso possui a duração total de cinco semanas, sendo desenvolvido em duas fases: a primeira fase com duração de duas semanas, na modalidade de ensino a distância e a segunda fase será presencial, com a duração de duas semanas.

Fase EAD: 1 a 12 de setembro, 2025; e
Fase presencial: 15 a 26 de setembro, 2025.

Requisitos

Para realizar o Curso Setorial de Preparação Específica de Militares do Segmento Feminino para Operações de Paz, a candidata deverá ser oficial, subtenente ou sargento de carreira do Exército Brasileiro, das demais Forças Singulares e Auxiliares e Forças Armadas de Nações Amigas, estar designada para uma missão da ONU ou prestes a ser desdobrada. A proficiência em inglês é necessária.

EPESFOP 01EPESFOP02EPESFOP03EPESFOP04

O Curso de Observadores Militares da ONU (UNMO Course) conduzido no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, que tem como objetivo preparar os militares para desempenharem as tarefas de Observador Militar numa Missão de Paz das Nações Unidas, com um pacote de formação abrangente, combinando os Arcabouços Conceitual, Legal e Operacional e incorporando os aspectos relevantes da proteção de civis, gênero, Gestão de Riscos de Segurança e segurança contra dispositivos explosivos improvisados.

Duração

O Curso de Observadores Militares possui a duração total de quatro semanas, sendo conduzido presencialmente nas instalações do CCOPAB.

1ª Edição: 2 a 27 de junho, 2025.
2ª Edição: 3 a 28 de outubro, 2025.

Requisitos

Para realizar o Curso de Observadores Militares, o candidato deverá ser oficial de carreira do Exército Brasileiro, das demais Forças Singulares e Forças Armadas de Nações Amigas, estar designado para uma missão da ONU ou prestes a ser desdobrado. A proficiência em inglês é necessária e o francês é desejável.

epmp 002 22epmp 005 22epmp 009 22epmp 010 22

O Curso de Oficiais e Assistentes de Estado-Maior da ONU conduzido no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, que tem como objetivo preparar os militares para desempenharem as tarefas de Estado-Maior nos QG da Força e dos Setores das Missões de Paz das Nações Unidas.

Duração

O Curso de Oficiais e Assistentes de Estado-Maior possui a duração total de quatro semanas, sendo conduzido presencialmente nas instalações do CCOPAB.

1ª Edição: 2 a 27 de junho, 2025.
2ª Edição: 3 a 28 de outubro, 2025.

Requisitos

Para realizar o Curso de Oficiais e Assistentes de Estado-Maior da ONU, o candidato deverá ser oficial, subtenente ou sargento de carreira do Exército Brasileiro, das demais Forças Singulares e Forças Armadas de Nações Amigas, estar designado para uma missão da ONU ou prestes a ser desdobrado. A proficiência em inglês é necessária e o francês é desejável.

STAFF 01STAFF01STAFF02STAFF03

O Curso de Proteção de Civis (POC) conduzido no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, tem como objetivo fornecer aos alunos um pacote de treinamento abrangente que combine aspectos da Proteção de Civis, Proteção Infantil e Violência Sexual Relacionada a Conflitos para militares que atuam no nível tático em uma Operação de Paz.

Duração

O Curso de Proteção de Civis possui a duração total de três semanas, sendo desenvolvido em duas fases: a primeira fase com duração de duas semanas, na modalidade de ensino a distância e a segunda fase com duração de uma semana, sendo conduzido nas instalações do CCOPAB.

1ª Edição
Fase EAD: 16 a 27 de junho, 2025; e
Fase presencial: 30 de junho a 4 de julho, 2025.

2ª Edição
Fase EAD: 17 a 28 de novembro, 2025; e
Fase presencial: 1 a 5 de dezembro, 2025.

Requisitos

Para realizar o O Curso de Proteção de Civis, o candidato deverá ser oficial, subtenente ou sargento de carreira do Exército Brasileiro, das demais Forças Singulares, Forças Auxiliares e Forças Armadas de Nações Amigas, estar designado para uma missão da ONU ou prestes a ser desdobrado. A proficiência em inglês é necessária.

POC 01POC 01

FaLang translation system by Faboba