Estágio de Logística e Reembolso em Operações de Paz (ELROP)

O Estágio de Logística e Reembolso em Operações de Paz (ELROP) tem como objetivo a capacitação profissional de militares para o exercício de funções no âmbito dos organismos internacionais, dos órgãos de direção geral, setorial e de assistência direta e imediata envolvidos na condução operacional, logística e administrativa das operações de paz.) tem como objetivo desenvolver a qualificação.

Duração: O Estágio possui a duração total de três semanas, sendo desenvolvido em duas fases: a primeira fase com duração de duas semanas (na modalidade de ensino à distância) e a segunda fase com duração de uma semana (na modalidade presencial, nas instalações do CCOPAB), Com suas atividades de ensino voltadas a Logística do Ministério da Defesa do Brasil para Operações de Paz, o Sistema de Logística da Organização das Nações Unidas (ONU) para Operações de Paz e o Sistema de Reembolso da ONU, com ênfase no Manual do Contigent Owned Equipment (COE).

Matrícula: O Estágio de Logística e Reembolso em Operações de Paz possui limite máximo de matrícula 30 (trinta) alunos por edição, divididos, em princípio, em 2/3 (dois terços) das vagas para oficiais e 1/3 (um terço) das vagas para subtenentes e sargentos, não incluídos neste limite os militares de outras Forças Armadas, de Forças Auxiliares, de Forças Armadas de nações amigas e de civis da área de Relações Internacionais

Seleção: O Estágio tem como órgão gestor o Comando de Operações Terrestres (COTER), com a orientação técnico-pedagógica a cargo do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) e o relacionamento dos militares designados para a matrícula é a cargo do Departamento-Geral de Pessoal (DGP). Poderão ser matriculados militares de outras Forças Armadas, de Forças Auxiliares e de Forças Armadas de nações amigas, de acordo com critérios estabelecidos pelo Estado-Maior do Exército (EME). Somente a execução do estágio é regulada pelo CCOPAB.

Idioma: Português

Periodicidade: 01 (uma) edição por ano.

Criação: Portaria nº 333-EME, de 28 de agosto de 2017.

Funcionamento: Portaria nº 334-EME, de 28 de agosto de 2017.

elrop 001 22elrop 002 22elrop 003 22elrop 004 22elrop 005 22

Estágio de Ação Contra Minas (EACM)

O Estágio de Ação Contra Minas (EACM) tem como objetivo capacitar militares para exercerem as funções de Instrutores, Monitores e Assessores Internacionais em missões de Desminagem Humanitária sob a égide da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Duração: O Estágio possui a duração total de cinco semanas, sendo desenvolvido em duas fases: a primeira fase com duração de duas semanas (na modalidade de ensino à distância) e a segunda fase com duração de três semanas (na modalidade presencial, nas instalações do CCOPAB e Centro de Instrução de Engenharia, CIEng, localizado em Araguari - MG), sendo, nestes períodos, ministradas instruções teóricas e práticas baseadas nos Padrões Internacionais para Ação Contra Minas (International Mine Action Standards, IMAS).

Matrícula: O Estágio de Ação Contra Minas possui o limite máximo de matrícula de 20 (vinte) alunos por estágio, não incluídos neste limite os militares de outras Forças Armadas, de Forças Auxiliares e de Forças Armadas de nações amigas.

Seleção: O Estágio tem como órgão gestor o Comando de Operações Terrestres (COTER), com a orientação técnico-pedagógica a cargo do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), e o relacionamento dos militares designados para a matrícula é a cargo do Departamento-Geral de Pessoal (DGP), após seleção realizada pelo Gabinete do Comandante do Exército. Poderão ser matriculados militares de outras Forças Armadas, de Forças Auxiliares e de Forças Armadas de nações amigas, de acordo com critérios estabelecidos pelo Estado-Maior do Exército (EME). Somente a execução do estágio é regulada pelo CCOPAB.

Idioma: Espanhol

Periodicidade: 01 (uma) edição por ano.

Criação: Portaria nº 337-EME, de 28 de agosto de 2017.

Funcionamento: Portaria nº 338-EME, de 28 de agosto de 2017.

eacm 001 22eacm 002 22eacm 003 22eacm 004 22

O Estágio de Preparação para Missão de Paz (EPMP) tem como objetivo a preparação de militares e policiais para exercerem funções de Oficiais de Estado-Maior (United Nations Staff Officers, UNSO), Observadores Militares (United Nations Military Observers, UNMO) e Policiais das Nações Unidas (United Nations Individual Police Officers, IPO).

Duração: O Estágio possui a duração total de dez semanas, sendo desenvolvido em três fases: a primeira fase com duração de duas semanas (na modalidade de ensino à distância), a segunda fase com duração de quatro semanas, com ênfase no aperfeiçoamento do idioma inglês (na modalidade presencial, nas instalações do CCOPAB), e a terceira fase com duração de quatro semanas, com o desenvolvimento de exercícios práticos no terreno (na modalidade presencial, nas instalações do CCOPAB).

Matrícula: O Estágio de Preparação para Missão de Paz possui o limite máximo de matrícula de 30 (trinta) alunos por edição, não incluídos neste limite os militares de outras Forças Armadas, de Forças Auxiliares e de Forças Armadas de nações amigas.

Seleção: O Estágio tem como órgão gestor o Comando de Operações Terrestres (COTER), em coordenação com o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), para o ensino do idioma estrangeiro. O Estágio conta com a orientação técnico-pedagógica a cargo do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) e o relacionamento dos militares designados para a matrícula é a cargo do Departamento-Geral de Pessoal (DGP), após seleção realizada pelo Gabinete do Comandante do Exército. Poderão ser matriculados militares de outras Forças Armadas, de Forças Auxiliares e de Forças Armadas de nações amigas, de acordo com critérios estabelecidos pelo Estado-Maior do Exército (EME). Somente a execução do estágio é regulada pelo CCOPAB.

Idioma: Inglês

Periodicidade: 02 (duas) edições por ano.

Criação: Portaria nº 335-EME, de 28 de agosto de 2017.

Funcionamento: Portaria nº 336-EME, de 28 de agosto de 2017.

epmp 001 22epmp 009 22epmp 004 22epmp 006 22epmp 007 22epmp 010 22

Estágio de Preparação de Civis para Atuação em Ambientes Instáveis (EPCAAI)

O Estágio de Preparação de Civis para Atuação em Ambientes Instáveis (EPCAAI) tem como objetivo a capacitação de civis que poderão atuar em ambientes de risco, proporcionando conhecimentos básicos de segurança e proteção, que poderão contribuir para a sua integridade física e mental nestes contextos.

Duração: O Estágio possui a duração total de uma semana, sendo realizado inteiramente na modalidade presencial nas instalações do CCOPAB e Organizações Militares que apoiam as atividades práticas do Estágio, sendo ministradas instruções relacionadas à comunicação e negociação, primeiros socorros, combate a incêndio, análise e mitigação de riscos, procedimentos em campos minados e áreas suspeitas, Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN), dentre outras.

Matrícula: O Estágio de Preparação de Civis para Atuação em Ambientes Instáveis possui como limite máximo de matrícula 40 (quarenta) alunos por edição, podendo ser matriculados civis brasileiros, servidores públicos federais, estaduais e municipais, integrantes de organizações não governamentais (ONG) e do meio acadêmico, bem como civis de nações amigas, com possibilidade de desdobramento em ambientes instáveis, particularmente em missões de paz sob a égide de organismos internacionais.

Seleção: O Estágio integra as atividades de Instrução Militar sob responsabilidade do Comando de Operações Terrestres (COTER), na modalidade de estágio setorial, funcionando sob a responsabilidade do CCOPAB, no qual assessora o COTER na seleção dos profissionais. O CCOPAB se reserva o direito de priorizar a seleção de profissionais cujo perfil se encaixe no público-alvo do estágio:

I. Servidores públicos federais, estaduais e municipais que trabalham trabalharão em ambientes instáveis (principalmente profissionais de Direito - juízes, promotores, agentes penitenciários, etc. e/ou profissionais que trabalhem com cooperação técnica prestada);

II. Organizações da sociedade civil que trabalham em ambientes instáveis (ONGs, pesquisa de campo, etc.); e

III. Parcerias institucionais.

Idioma: Português

Periodicidade: 01 (uma) edição por ano.

Criação/Funcionamento: Portaria nº 169-COTER, de 04 de outubro de 2019.

epcaai 001 22epcaai 002 22epcaai 003 22epcaai 004 22epcaai 005 22epcaai 006 22

O Estágio de Preparação de Jornalistas e Assessores de Imprensa para atuar em Áreas de Conflito (EPJAIAC) tem como objetivo a capacitação de jornalistas e assessores de imprensa a exercerem coberturas jornalísticas em áreas de conflito, com ênfase nos procedimentos de segurança pessoal e relacionamento com as forças militares e demais organizações atuantes nas áreas de operações.

Duração: O Estágio possui a duração total de uma semana, sendo realizado inteiramente na modalidade presencial nas instalações do CCOPAB e Organizações Militares que apoiam as atividades práticas do Estágio, sendo ministradas instruções relacionadas à comunicação e negociação, primeiros socorros, combate a incêndio, análise e mitigação de riscos, procedimentos em campos minados e áreas suspeitas, Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN), dentre outras.

Matrícula: O Estágio de Preparação de Jornalistas e Assessores de Imprensa para atuar em Áreas de Conflito possui como limite máximo de matrícula 40 (quarenta) alunos por edição, podendo ser matriculados jornalistas e assessores de imprensa civis, bem como civis que desempenhem funções laborativas ligadas às atividades de jornalismo.

Seleção: O Estágio tem como órgão gestor o Comando de Operações Terrestres (COTER), em coordenação com o Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) e orientação técnico-pedagógica a cargo do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx). Somente a execução do estágio é regulada pelo CCOPAB, com o assessoramento do CCOMSEx.

Idioma: Português

Periodicidade: 01 (uma) edição por ano.

Criação: Portaria nº 236-EME, de 16 de novembro de 2020.

Funcionamento: Portaria nº 237-EME, de 16 de novembro de 2020.

epjaiac 001 22epjaiac 002 22epjaiac 003 22epjaiac 004 22epjaiac 005 22

FaLang translation system by Faboba