Rio de Janeiro (RJ) – No dia 26 de novembro de 2025, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) recepcionou o CMG Marco Taedcke, Adido de Defesa da República Federal da Alemanha no Brasil, acompanhado do SO Michael Staudaucher, Auxiliar do Adido.
Teve início no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) mais uma edição do Estágio de Preparação Específica de Militares do Segmento Feminino (EPESFOP/2025), dividido em duas etapas: uma fase virtual e uma semana presencial, com atividades práticas alinhadas às exigências do ambiente operacional internacional.
O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) deu início ao Estágio de Proteção de Civis (Protection of Civilians – PoC 2025-2), cujo objetivo é capacitar militares e agentes de segurança pública para atuar em missões de paz sob a égide das Nações Unidas, com ênfase nas medidas de proteção de civis, na tomada de decisão em nível tático, na coordenação cívico-militar (CIMIC), no arcabouço legal aplicável, na resposta à violência sexual em conflitos armados e nos fundamentos do mandato de Proteção de Civis.
No período de 15 a 26 de setembro de 2025, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) sediou o Training of Trainers Military Gender Adviser (ToT MGA), conduzido pelo United Nations Institute for Training and Research (UNITAR) – Instituto de Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas. A atividade reuniu militares e civis de seis países – Brasil, Costa do Marfim, Vietnã, Tailândia, Gana e Paquistão – totalizando 12 participantes.
Entre os dias 09 e 17 de setembro, o CCOPAB conduziu o preparo para a Visita de Avaliação e Assessoramento (AAV) de Engenharia da Organização das Nações Unidas (ONU) no 6° Batalhão de Engenharia de Combate (6° BECmb).