• Home
  • Center News
  • 2014
  • CCOPAB realiza Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP) na cidade de Natal

CCOPAB realiza Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP) na cidade de Natal

No período de 28 de abril a 1° de maio ocorrerá, pela primeira vez neste ano, o Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP) na região de Natal, Rio Grande do Norte. O EAOP será coordenado pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Organização Militar sediada na cidade do Rio de Janeiro/RJ, cuja missão é apoiar a preparação de militares, policiais e civis brasileiros e de nações amigas para missões de paz e desminagem humanitária.

O EAOP é um exercício executado ao final do período de preparação da Companhia de Engenharia que se deslocará para o Haiti em maio deste ano. Este será o 20° Contingente que seguirá para a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) sendo composto por militares do Exército Brasileiro. O Exercício tem por objetivo atestar o preparo, o adestramento e a eficiência profissional em uma Operação de Paz e consolidar o espírito de corpo e sentimento de cumprimento de missão entre os integrantes do contingente. Durante uma semana de intensas atividades são simuladas situações que poderão ocorrer durante o tempo em que estiverem no Haiti.

Além das atividades previamente planejadas, são criadas situações fictícias, essenciais ao exercício, que são desencadeadas com o auxílio de apoiadores: acadêmicos de diversos segmentos, órgãos de segurança pública e profissionais de imprensa inseridos no contexto da atividade. Dentre inúmeras situações e eventos, pode-se destacar o relacionamento com ONGs (Organizações Não-Governamentais), Operações Civis-Militares (CIMIC), relacionamento com líderes locais, etc. Essas situações são imprescindíveis para treinar as diversas células e sistemas operacionais de uma Companhia de Engenharia de Força de Paz, simulando o Ambiente Operacional mais próximo da realidade na qual a tropa será inserida. O EAOP é, portanto, a última etapa do preparo desses militares antes de seguirem para a missão.

Na semana que se desenvolverá o exercício, haverá grande circulação de pessoas e viaturas civis e militares pela região. Todas as manobras serão devidamente controladas. Solicita-se que a comunidade não interfira nas ações, de forma que as simulações possam transcorrer normalmente, sem afetar a segurança da população e das instalações públicas e privadas. O apoio dos moradores da região é de fundamental importância para o preparo dos militares que seguirão para o Haiti.

 

 EAOP 01EAOP 02EAOP 03EAOP 04img

 

FaLang translation system by Faboba