BRABAT-20 pronto para a missão

MARABÁ, PA – Com a conclusão do Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP), no último dia 2 de maio, chegou ao fim o período de preparação do 20º Contingente brasileiro do Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABAT-20).

O EAOP, coordenado pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), mobilizou vários setores da sociedade marabaense, que contribuiu de diversas formas para o sucesso do exercício. Apoio que se pode verificar, por exemplo, no caso do Cabo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará, Alexsandro Santos Pereira: "Me sinto muito honrado em poder contribuir para preparação dos nossos militares. Pelo que vi, eles estão prontos para as situações que poderão encontrar por lá", afirmou, após ajudar a coordenar um incidente que simulava o socorro a vítimas de acidente de trânsito com múltiplos feridos.

O realismo das simulações foi, inclusive, um ponto bastante destacado, tanto pelos figurantes quanto pelos militares do BRABAT que estavam sendo avaliados. A estudante de geologia Dorília Cunha, de 23 anos, que atuou na figuração de alguns incidentes, elogiou o trabalho das sargentos do CCOPAB, Jaceline e Cintia Marques, responsáveis pela maquiagem de ferimentos dos figurantes. "O trabalho delas é incrível! O nível de detalhamento nas simulações mostra o esforço dos militares brasileiros em fazer sempre o melhor, além de elevar o nível dos treinamentos."

Cursos e estágios realizados no CCOPAB foram fundamentais no preparo da tropa

Mas o treinamento dos militares do BRABAT-20 não se resumiu à semana do EAOP. Muito antes, diversos componentes já vinham se preparando em suas unidades de origem, além da participação de alguns oficiais e graduados que ocupam funções estratégicas na composição do Batalhão em cursos e estágios oferecidos pelo CCOPAB. "O CCOPAB não só contribuiu para nossa preparação, como deu todo o suporte necessário para que possamos cumprir nossa missão no Haiti. Como brasileiro me sinto orgulhoso em saber que nosso país conta com uma unidade com a excelência do CCOPAB", destacou o Coronel da Força Aérea Josué dos Santos Lubas. O Coronel Lubas, chefe da Seção de Assuntos Civis, será o primeiro oficial da FAB a liderar uma seção do BRABAT e realizou no CCOPAB os Estágios de Preparação para Comandantes e Oficiais de Estado-Maior e o de Coordenação Civil-Militar.

Após o bom desempenho nas condutas de seus comandados durante as simulações, o Comandante do BRABAT-20, Coronel Vinícius Ferreira Martinelli, demonstrou estar confiante no preparo da tropa. "Acho que nosso Batalhão está preparado para qualquer situação que venha a enfrentar durante a missão".

O BRABAT-20 embarca para integrar a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti a partir do dia 12 de maio.

Texto: SG-FN Hilton

fim eaop maraba 2014 01 fim eaop maraba 2014 02 fim eaop maraba 2014 03 fim eaop maraba 2014 04 fim eaop maraba 2014 05 fim eaop maraba 2014 06

FaLang translation system by Faboba