CCOPAB realiza Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP) na cidade de Natal

No período de 28 de abril a 1° de maio ocorrerá, pela primeira vez neste ano, o Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP) na região de Natal, Rio Grande do Norte. O EAOP será coordenado pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Organização Militar sediada na cidade do Rio de Janeiro/RJ, cuja missão é apoiar a preparação de militares, policiais e civis brasileiros e de nações amigas para missões de paz e desminagem humanitária.

O EAOP é um exercício executado ao final do período de preparação da Companhia de Engenharia que se deslocará para o Haiti em maio deste ano. Este será o 20° Contingente que seguirá para a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) sendo composto por militares do Exército Brasileiro. O Exercício tem por objetivo atestar o preparo, o adestramento e a eficiência profissional em uma Operação de Paz e consolidar o espírito de corpo e sentimento de cumprimento de missão entre os integrantes do contingente. Durante uma semana de intensas atividades são simuladas situações que poderão ocorrer durante o tempo em que estiverem no Haiti.

Além das atividades previamente planejadas, são criadas situações fictícias, essenciais ao exercício, que são desencadeadas com o auxílio de apoiadores: acadêmicos de diversos segmentos, órgãos de segurança pública e profissionais de imprensa inseridos no contexto da atividade. Dentre inúmeras situações e eventos, pode-se destacar o relacionamento com ONGs (Organizações Não-Governamentais), Operações Civis-Militares (CIMIC), relacionamento com líderes locais, etc. Essas situações são imprescindíveis para treinar as diversas células e sistemas operacionais de uma Companhia de Engenharia de Força de Paz, simulando o Ambiente Operacional mais próximo da realidade na qual a tropa será inserida. O EAOP é, portanto, a última etapa do preparo desses militares antes de seguirem para a missão.

Na semana que se desenvolverá o exercício, haverá grande circulação de pessoas e viaturas civis e militares pela região. Todas as manobras serão devidamente controladas. Solicita-se que a comunidade não interfira nas ações, de forma que as simulações possam transcorrer normalmente, sem afetar a segurança da população e das instalações públicas e privadas. O apoio dos moradores da região é de fundamental importância para o preparo dos militares que seguirão para o Haiti.

 

 EAOP 01EAOP 02EAOP 03EAOP 04img

 

FaLang translation system by Faboba