Integrantes do CCOPAB participam da II Jornada de Parceiros pela Paz

No dia 26 de junho, o Comando de Operações Terrestres, realizou a Jornada de Parceiros pela Paz, no auditório do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília. O Comandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Coronel Baganha e integrantes do Centro participaram da Jornada.

O evento foi coordenado pela Divisão de Missão de Paz da 3ª Subchefia do COTER e teve como objetivo identificar as melhores práticas e oportunidades que possam, após análise, serem definidas como “ lições aprendidas” em proveito do aperfeiçoamento de suas missões. Mantendo sempre as informações atualizadas sobre as experiências adquiridas e ampliando o conhecimento sobre o trabalho desenvolvido pelo Ministério da Defesa, Ministério das Relações Exteriores e Exército Brasileiro nas Missões de Paz.

A abertura solene da Jornada foi realizada pelo Comandante de Operações Terrestres, Gen Ex João Carlos VILELA Morgero, que ressaltou a importância do fortalecimento dos vínculos entre o COTER e seus parceiros e das participações brasileiras em Missões de paz e também relatou suas experiências pessoais como Comandante da Brigada Haiti.

O ciclo de palestras foi iniciado pela Dra Najla, promotora da Justiça Militar do Rio de Janeiro, onde falou dos Aspectos Jurídicos do Direito Internacional dos Conflitos Armados nas Operações de Paz, na sequência ocorreu a palestra com o Gen Div CARVALHO, Subchefe de Logística Operacional do Ministério da Defesa, que ressaltou a importância de coordenar a elaboração das propostas de diretrizes logísticas. Em seguida, o Gen Bda GOULART, 4º Subchefe do COTER explicou os papeis atuais e as perspectivas futuras da MINUSTAH. O V Alte ZAMITHN proferiu palestra sobre a UNIFIL (United Nations Interim Force in Lebanon) Missões de Paz da ONU para os conflitos no Líbano, na sequência da programação o Ministro Norberto Moretti, transmitiu conhecimentos aos participantes, quanto ao trabalho do MRE em Operações de Manutenção da Paz.

1 - Jornada de Parceiros pela Paz 12 - Jornada de Parceiros pela Paz 273 - Jornada de Parceiros pela Paz 13

Fonte: COTER

Fotos: Divulgação COTER

FaLang translation system by Faboba