8º Aniversário do CCOPAB e encerramento de Estágio

 

Há 8 anos, no dia 1° de março, foi criado, por meio da Portaria n° 090, de 23 de fevereiro de 2005, do Comandante do Exército, o Centro de Instrução de Operações de Paz (CIOpPaz).
Com a crescente participação do Brasil nesse tipo de operação, o Ministério da Defesa tomou a decisão de unir os esforços das três Forças Armadas e Forças Auxiliares brasileiras estabelecendo as instalações do então CIOPaz como base para a criação de um Centro Conjunto que suprisse de maneira integrada as necessidades de formação de qualquer cidadão, civil ou militar, que seja designado para representar o Brasil em uma Operação de Paz ou de Desminagem Humanitária.
A Organização Militar CIOPaz teve, então, sua designação alterada pela Portaria n° 952-MD de 15 de junho de 2010 para Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), permanecendo subordinada ao Exército Brasileiro, entretanto contando com importante vinculação ao MD. Como missão principal, O CCOPAB apoia a preparação de militares, policiais e civis brasileiros e de nações amigas para missões de paz e desminagem humanitária.
No dia 1º de março deste ano, realizou-se a cerimônia alusiva ao 8º Aniversário do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil. Na oportunidade, o Coronel Baganha, entregou o diploma de Amigo do CCOPAB para os seguintes colaboradores deste Centro: a Promotora Najla Nassif Palma, o senhor Mário César Cabral Marques e a senhora Patrícia Civelli, da Memória Civelli Produções Culturais e a jornalista Flávia Mello de Lima. Também estiveram presentes ao evento os representantes da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil (FAIBRAS) e da Associação dos Integrantes do Batalhão Suez.
A cerimônia também coroou o encerramento do Estágio Preparatório para Comandantes de Subunidade e Pelotão 1.2013, concluído pelos Capitães e Tenentes que comporão o 18º Contingente Brasileiro na MINUSTAH.

aniverfev13 01aniverfev13 02aniverfev13 03aniverfev13 04aniverfev13 05aniverfev13 06aniverfev13 07aniverfev13 08

FaLang translation system by Faboba