CCOPAB recebe a visita de comitiva do Instituto de Estudos Estratégicos da UFF

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 16 de novembro de 2023, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) recepcionou o Prof. Dr. EDUARDO HELENO DE JESUS SANTOS, Coordenador do MBA em Estudos Estratégicos e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF), acompanhado do Major BRUNO FERNANDO VERGÍLIO, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança, daquela Universidade.

O início das atividades foi marcado por uma apresentação das capacidades do CCOPAB na preparação de militares, policiais e civis, brasileiros e de nações amigas, designados para missões de paz e de desminagem humanitária, além da capacitação dos contingentes da Força-Tarefa Logística Humanitária (Operação ACOLHIDA) e do preparo de tropas inseridas no Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS, em inglês), com ênfase no processo de ensino-aprendizagem desenvolvido Centro, em alinhamento com os preceitos do Sistema de Educação e Cultura do Exército (SECEx) e os módulos de treinamento desenvolvidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Na sequência, a comitiva visitou o “Memorial Sergio Vieira de Mello”, que rememora os feitos do diplomata brasileiro patrono do CCOPAB, e seu papel essencial junto ao Alto-Comissariado das Nações Unidas, seguida de uma visita às instalações, na qual foi apresentado o projeto de reestruturação do Centro, que tem o objetivo dotar a “Casa do Soldado da Paz” de instalações que permitam a execução de suas atividades finalísticas e de apoio, em condições compatíveis com a visão de futuro do Centro, de ser uma referência internacional na promoção da excelência do preparo de recursos humanos para operações de paz e desminagem humanitária.

visita IEE UFF nov23 001visita IEE UFF nov23 002visita IEE UFF nov23 003visita IEE UFF nov23 004visita IEE UFF nov23 005visita IEE UFF nov23 006visita IEE UFF nov23 007

FaLang translation system by Faboba