CCOPAB recebe visita de comitiva da Escola de Comando e Estado-Maior da Guatemala

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 15 de novembro de 2023, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) recebeu a visita do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM) do Comando Superior de Educação do Exército da República da Guatemala (COSEDE), acompanhado de um Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

Inicialmente, foram apresentadas as principais atividades desenvolvidas pelo CCOPAB, na preparação de militares, policiais e civis, brasileiros e de nações amigas, designados para serem desdobrados em missões de paz e desminagem humanitária. Além disso, foi apresentada a participação do Centro na capacitação de contingentes da Força-Tarefa Logística Humanitária (Operação ACOLHIDA) e o ciclo de preparo de tropas inseridas no Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS. sigla em inglês).

Na sequência, foi conduzida uma visita às instalações do CCOPAB, oportunidade na qual a comitiva. pode conhecer o “Memorial Haiti” e interagir com a Equipe de Instrução do Centro, que apresentou o material bibliográfico utilizado como base para o desenvolvimento e condução das atividades de ensino.

A comitiva foi composta por 45 alunos do CCEM, formada por Oficiais da Guatemala, Honduras, Nicarágua, República Dominicana e Taiwan, acompanhados de três integrantes da Equipe de Instrução do COSEDE, o Coronel ARAGON e o Coronel CHON, respectivamente Diretor e Chefe do Curso da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército da Guatemala, e do Tenente-Coronel MAYCONN, Oficial do Exército Brasileiro Instrutor do Curso.

visita ccem guatemala nov23 009visita ccem guatemala nov23 001visita ccem guatemala nov23 002visita ccem guatemala nov23 003visita ccem guatemala nov23 004visita ccem guatemala nov23 005visita ccem guatemala nov23 006visita ccem guatemala nov23 007visita ccem guatemala nov23 008

FaLang translation system by Faboba