CCOPAB participa de encontro internacional de atualização das Diretrizes de Proteção de Civis da ONU

Cidade da Guatemala (Guatemala) – No período de 15 a 20 de maio de 2022, o Tenente-Coronel da Força Aérea Brasileira Adriano José do Nascimento e a Capitão do Exército Camila de Almeida Paiva, instrutores do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), participaram do encontro internacional para atualização das Diretrizes de Implementação de Proteção de Civis para o Componente Militar em missões de paz das Nações Unidas.

O projeto teve início em dezembro de 2021, sob a coordenação do Escritório de Assuntos Militares do Departamento de Operação de Paz das Nações Unidas (OMA/DPO), e foi desenvolvido por meio de videoconferências por Grupos de Trabalho, formados por especialistas em Proteção de Civis nas Operações de Paz da ONU, de vários países.

Além dos integrantes dos Grupos de Trabalho, o encontro contou com a presença de autoridades militares da Guatemala e com a representante do Comitê Internacional da Cruz Vermelha Guatemalteca, além do Coronel do Exército Valmir Adão Rodrigues Roberti, Adido Militar do Brasil naquele país.

A última atualização das Diretrizes de Implementação de Proteção de Civis da ONU para o Componente Militar ocorreu no ano de 2015, sendo necessária uma atualização do conteúdo periodicamente, devido às mudanças nos cenários de ameaças às populações vulneráveis. O produto dessas atualizações seguirá para apreciação final do Departamento de Operação de Paz da ONU, com previsão de publicação no final do corrente ano.

encontro internacional guatemala maio22 001encontro internacional guatemala maio22 002encontro internacional guatemala maio22 003encontro internacional guatemala maio22 004encontro internacional guatemala maio22 005encontro internacional guatemala maio22 006

FaLang translation system by Faboba