• Home
  • Notícias do Centro
  • 2020
  • CCOPAB realiza palestra para os alunos do Curso de Comando e Estado-Maior da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR)

CCOPAB realiza palestra para os alunos do Curso de Comando e Estado-Maior da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR)

Rio de Janeiro, RJ. No dia 27 de fevereiro de 2020, mediante Pedido de Cooperação de Instrução, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil - Centro Sergio Vieira de Mello – realizou uma palestra para os alunos do Curso de Comando e Estado-Maior da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR).

A palestra do CCOPAB se deu no âmbito da disciplina de Estudos de Política e Defesa (nos módulos de Relações Internacionais), tendo sido abordado o seguinte tema: "As Operações de Manutenção da Paz das Nações Unidas: a participação do Brasil desde 1948 e os atuais riscos e desafios nas missões de paz”.

Na ocasião, o corpo discente foi composto por 112 Oficiais da Força Aérea Brasileira, um Oficial da Marinha do Brasil e seis Oficiais de Nações Amigas (África do Sul, Argentina, Chile, Estados Unidos, Peru e República Dominicana).

O CCOPAB foi representado pelo Cel Márcio Carneiro Barbosa, Comandante do Centro Conjunto; pelo Maj (FAB) Pedro Henrique Nascimento dos Santos Ayres, da Divisão de Doutrina; e pelo Cap (FAB) Gustavo Moura de Oliveira, da Divisão de Educação e Treinamento.

IMG 2016IMG 2017IMG 2021IMG 2024

FaLang translation system by Faboba