Apresentação do Cmt CCOPAB ao CEMCFA

Brasília (DF). Na tarde do dia 15 de agosto de 2019, sob a coordenação da Subchefia de Operações de Paz, General Rolemberg Ferreira da Cunha, o Comandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Cel Marco Antônio Estevão Machado, apresentou ao Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Ten Brig do Ar Raul Botelho e ao Chefe de Operações Conjuntas, Ten Brig do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, uma palestra sobre os resultados obtidos pelo CCOPAB no 1º semestre de 2019. Na ocasião, o Cmt do CCOPAB procurou destacar o papel do Centro como uma ferramenta para a projeção das Forcas Armadas nos âmbitos nacional e internacional, bem como sua interação com o meio acadêmico.

Aproveitando a oportunidade, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas realizou a entrega do certificado para realização do curso para oficiais de Estado-Maior da Organização das Nações Unidas (“United Nations Staff Officers Course”), concedido pela ONU ao CCOPAB. Esta certificação renova a habilitação do CCOPAB como centro de referência no preparo para missões sob a égide da ONU, para preparar oficiais de Estado-Maior do Brasil e de outros países que contribuem com militares para as missões de paz.

Coerente com sua missão, ao final do período considerado o CCOPAB contribuiu na preparação de 1276 (mil duzentos e setenta e seis) militares, policiais e civis, brasileiros e de nações amigas, para o desempenho de funções no contexto de operações de paz e de ajuda humanitária, conforme pode ser observado nos gráficos e informações abaixo:

certificacao tabela 1certificacao grafico01certificacao grafico02certificacao grafico03certificacao

FaLang translation system by Faboba