• Home
  • Notícias do Centro
  • 2018
  • CCOPAB participa das instruções do curso Safe and Secure Approaches in Field Environments (SSAFE Training) realizado pelo Departamento de Salvaguarda e Segurança das Nações Unidas (UNDSS)

CCOPAB participa das instruções do curso Safe and Secure Approaches in Field Environments (SSAFE Training) realizado pelo Departamento de Salvaguarda e Segurança das Nações Unidas (UNDSS)

No dia 29 de novembro de 2018, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Melo apoiou o UNDSS por meio da realização das atividades práticas relacionadas ao SSAFE Training. Ao final do dia, a cerimônia de diplomação foi realizada nas instalações do Centro, seguida de um coquetel ofertado aos participantes.

Os dois primeiros dias do curso, realizados no Palácio Itamaraty, consistem de instruções teóricas onde são abordados assuntos sobre análise de riscos, gestão de incidentes, segurança pessoal, conduta em sequestros, estratégias de verbalização, negociação em ambientes hostis e funcionamento das políticas de segurança da ONU.

Para praticar as instruções ministradas, um exercício no terreno foi montado pelo CCOPAB no último dia de Curso, em sistema de oficinas. Nelas, os alunos tiveram a oportunidade de praticar a progressão em área de risco, primeiros socorros e a conduta como refém em um cenário de sequestro.

O curso voltado é para funcionários da ONU que servem no Brasil e teve a participação de diversas organizações como o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Contou, ainda, com a contribuição de outras organizações fora do sistema ONU, tais como a Polícia Civil, Polícia Militar, Cruz Vermelha Brasileira e embaixadas do Canadá e da Alemanha.

Concluíram o curso 39 (trinta e nove) militares e civis, dos quais 2 (dois) do CCOPAB, 7 (sete) de Órgãos de Segurança Pública e 30 (trinta) civis, dos quais 15 (quinze) mulheres e 24 (vinte e quatro) homens.

SSAFE Nov18 001SSAFE Nov18 002SSAFE Nov18 003SSAFE Nov18 004SSAFE Nov18 005SSAFE Nov18 006SSAFE Nov18 007SSAFE Nov18 008

FaLang translation system by Faboba