CCOPAB qualifica militares da Força Aérea Brasileira

Manaus (AM) – Entre os dias 17 a 28 de setembro, uma equipe do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) – Centro Sergio Vieira de Mello – se deslocou para a cidade de Manaus, no Amazonas, para realizar a Instrução para Preparação de Unidades Aéreas (IPUNAER) para Operações de Paz. A atividade foi direcionada a 30 tripulantes do Esquadrão Harpia (7° Esquadrão do 8° Grupo de Aviação – 7º/8º GAv)), que opera o helicóptero H-60 Black Hawk e integra a Ala 8.

O Major-Aviador Henrique Santos, efetivo do CCOPAB, explicou que esse tipo de treinamento consiste no preparo da Unidade Aérea, com a apresentação da doutrina da Organização das Nações Unidas (ONU), conhecido como Pre-Deployment Training, ou seja, o treinamento anterior ao desdobramento da Unidade em Operações de Paz.

Durante duas semanas, os militares do 7°/8° GAV contaram com instruções que abordaram temas relacionados a operações de manutenção de paz da ONU, atividades de paz e segurança, direitos humanos, proteção de civis, proteção à criança, gerenciamento de estresse, suporte para unidades aéreas, segurança de voo, conceito de emprego, entre outros.

A formação trabalhou também a interoperabilidade entre as Forças Armadas, já que o CCOPAB possui uma equipe conjunta, formada por militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. O grupo multidisciplinar contribui para que o aluno tenha a visão de diferentes áreas de emprego.

Durante a IPUNAER, foram realizadas videoconferências com diversos instrutores experientes no emprego de meios aéreos em missão de paz, de países como Quênia, Haiti e Chile. Além disto, o Conselheiro Militar da Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas em Nova York, General de Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas e o seu Assessor, Coronel Aviador Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, também participaram de videoconferências abordando o tema.

1234567

FaLang translation system by Faboba