CCOPAB realiza o II Encontro Anual da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz

Rio de Janeiro (RJ), O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) e o Instituto Igarapé coordenaram a realização do II Encontro Anual da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ). O evento ocorreu nas instalações da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME), no dia 5 de julho, reunindo autoridades militares, civis, diplomatas e membros de instituições de ensino superior que se dedicam ao estudo das operações de paz.

A REBRAPAZ é dividida em quatro grupos de trabalho: proteção de civis; uso da força; capacidades e performance; e mulheres, paz e segurança. Cada grupo de trabalho organizou uma mesa redonda com um tema ligado às suas respectivas linhas de pesquisa.

O objetivo do Encontro foi discutir o " Relatório Cruz" elaborado pelo General Carlos Alberto dos Santos Cruz, que versa sobre medidas para mitigar a crescente violência contra os capacetes-azuis da ONU, que resultou num aumento da morte de soldados em missões de paz. O estudo foi encomendado ao General pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e foi divulgado no início deste ano.

Além do General de Divisão Santos Cruz, antigo Force Commander no Haiti e no Congo; o Encontro contou com presenças ilustres como a do General de Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas, Conselheiro Militar da Missão Permanente do Brasil junto à ONU(vídeo conferência); General de Divisão André Luís Novaes, antigo Comandante do Centro de Instrução de Operações de Paz (CIOPaz) - precursor do CCOPAB; General de Brigada Edson Diehl Ripoli, Comandante da ECEME; General de Brigada Kleber Nunes de Vasconcellos, Chefe de Missões de Paz, Aviação e Inspetor Geral de Polícias Militares/COTER ; General de Brigada Vinicius Ferreira Martinelli, Diretor da DETMIL; Representantes do Ministério da Defesa, do Ministério de Relações Exteriores, da UNIC-Rio, do Instituto Igarapé, da PUC-Rio, da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME), da Escola Superior de Guerra (ESG), do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), da UNESP, da Escola de Guerra Naval (ESG), da Escola de Operações de Paz de Caráter Naval do CIASC, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR), da ALA 11 da Base Aérea do Galeão, da Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica (ECEMAR).

site05site06site07site 04site 08site 09site03

FaLang translation system by Faboba