Instrutor do CCOPAB coopera na capacitação de Centro de Treinamento na África

Etiópia – Contribuir para o intercâmbio de conhecimento em operações de paz é o objetivo de convênio entre o Brasil e a Etiópia. Em consequência, o Major Zuma, instrutor do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), participa das atividades do Centro de Treinamento de Apoio à Paz da República Democrática Federal da Etiópia (FDRE - PSTC, sigla em inglês) desde o dia 15 de setembro.

O militar brasileiro, que permanecerá por três meses na África, tem como principal atribuição desenvolver um novo currículo para os cursos de Coordenação Civil-Militar (CIMIC) e de Oficial de Estado-Maior (UNSO), seguindo a doutrina das Nações Unidas e da União Africana. Com base nesse novo currículo, o FDRE – PSTC será capaz de conduzir cursos pilotos. O Major Zuma ainda participará de trabalhos de pesquisa, seminários, atividades acadêmicas e de docência, tudo a pedido do Centro anfitrião e voltado às operações de paz.

Localizado em Adis Abeba, o FDRE - PSTC foi inaugurado em 2015 e possui parceria com países como a Dinamarca, França, Japão, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e Turquia. Desde sua criação, o Centro formou mais de 700 alunos, conduzindo cursos como CIMIC, Oficial de Estado-maior, Observador Militar, Proteção de Civis, Prevenção de Conflitos, entre outros.

Intercambio Etiopia 001
Da esquerda para a direita, Coronel Louzada, Adido de Defesa do Brasil na Etiópia; Excelentíssimo Sr Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes, Embaixador do Brasil na Etiópia; e Major Zuma, instrutor brasileiro
Intercambio Etiopia 002
Major Zuma, instrutor brasileiro no FDRE - PSTC
FaLang translation system by Faboba