Dia Mundial Humanitário celebra os feitos de Sergio Vieira de Mello

O dia 19 de agosto é marcado por ser o Dia Mundial Humanitário. Tal data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em dezembro de 2008, com a finalidade de homenagear todos que encaram inúmeras adversidades para ajudar pessoas necessitadas.

A data proposta para a celebração foi escolhida por marcar o atentado ocorrido em 2003, na cidade de Bagdá, que vitimou o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos - Sergio Vieira de Mello - e outros 21 funcionários e colaboradores da Organização das Nações Unidas (ONU).

Brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, Sergio Vieira de Mello passou grande parte de sua vida a serviço do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Desde 1969, sua presença foi importante em diversas missões humanitárias e de paz como as realizadas em Bangladesh, Sudão, Chipre, Moçambique, Peru, Camboja, Croácia, Bósnia e Herzegovina e no Timor-Leste.

Conhecido como “a pessoa certa para resolver qualquer problema”, Sergio Vieira de Mello teve seu grande desafio entre 1999 e 2002: compor o Governo Interino do Timor-Leste durante o tumultuado processo de independência da ex-colônia portuguesa na Indonésia.

Ainda em 2002, foi nomeado Alto-Comissario de Direitos Humanos. Por esse motivo, Kofi Annan, então Secretário-Geral da ONU, designou Sergio Vieira de Mello como seu Representante Especial para o Iraque, depois da ação militar anglo-americana que derrubou Saddam Hussein. Infelizmente, este glorioso brasileiro foi vítima do maior ataque a uma instalação da ONU na história.

Atualmente, Sergio Vieira de Mello tem seus feitos lembrados pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), ao tê-lo como Patrono desta Organização Militar, inspirando todos os Peacekeepers de hoje e de amanhã.

Sergio Vieira de Mello 001Sergio Vieira de Mello 002

FaLang translation system by Faboba