CCOPAB promove mais uma edição do Estágio para Jornalistas em Áreas de Conflitos.

DSC_0177

INTEGRAÇÃO !! Essa é a palavra que melhor define o heterogêneo grupo formado por seis militares, sendo dois da Marinha do Brasil e quatro do Exército Brasileiro, 28 jornalistas renomados e jovens recém formados, de diferentes mídias (jornais - o Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Extra, Diário Popular – revistas- Revista Piauí, Veja - emissoras de TV- Rede TV, Rede Globo, TV Band, TV Record e TV Tribuna) que concluiu a 4a edição do Estágio de Jornalistas em Áreas de Conflitos. Realizado no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), no período de 23 a 27 de maio do corrente ano.

O Estágio teve como objetivo proporcionar conhecimentos aos jornalistas para exercerem as suas funções com segurança e eficiência, em situações de conflitos armados e missões de paz sob a égide das Nações Unidas.

Pela primeira vez, esta edição, mostra as três Forças Armadas (FFAA) em ação conjunta, com atividades em Organizações Militares nas FFAA e Corpo de Bombeiros do Estado Rio de Janeiro. Foram ministradas diversas instruções teóricas e práticas, tais como: Sistema do CComSEx, Comunicação Social da ONU, Combate a Iincêndio, Sobrevivência no Mar, Direito Internacional Humanitário, Acidentes Aéreo, Comunicação e Negociação (crise, seqüestro e refém) entre outros.

Os participantes também tiveram a oportunidade de assistir a demonstração dos militares integrantes do Centro de Instrução de Operações Especiais, abrilhantando as instruções práticas.

Comentários de alguns jornalistas participantes

  O curso de preparação para jornalistas em áreas de conflito preenche uma lacuna imprescindível ao aviar os jornalistas para situações de crise aliando teoria e prática, profissionalismo e experiência, integração e comprometimento. Recomendo o curso para todos os profissionais da área tal o seu dinamismo e a capacidade de compartilhar conhecimentos. Sem dúvida, saímos do curso muito mais capacitados. Parabéns a todos do CCOPAB. 

CF(IM) Renato Gomides – Relações Públicas do BRABATT


 Foi uma semana de aprimoramento em todos os sentidos. Chegamos tendo como único ponto em comum a vontade de fazer jornalismo em áreas de conflito, ao final descobri a segunda razão de Deus ter reunido aquelas pessoas ali, os senhores e nós, independente de qualquer outra coisa, todos tem um coração gigante, capaz de fazer a diferença e dispostos a fazé-la.
Com certeza todos nós já estamos com saudades, vocês foram simplesmente perfeitos!
Recebam minha gratidão, sempre! 

Monica Alves -  Fotojornalista


 A 4aedição do Estágio para Jornalistas em Áreas de Conflitos foi uma experiência ímpar em todos os âmbitos da minha vida. Com uma estrutura totalmente sólida e consistente, só acrescentou e muito em conhecimentos para os participantes, tanto alunos como os próprios organizadores. Enfim, só elogios ao CCOPAB e toda a sua organização e dizer o tamanho imensurável de credibilidade e confiança nas Forças Armadas e sua parceria com a imprensa. Meus sinceros agradecimentos. 

Tâmara Fávero - Jornalista


DSC_0016DSC_0065DSC_0109DSC_0167 DSC_0188DSC_0341DSC_0430DSC_0452DSC_0594DSC_0601DSC_0660DSC_0670DSC_0706DSC_0722

FaLang translation system by Faboba