CCOPAB Homenageia os Mantenedores da Paz da ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 29 de maio como Dia Internacional dos Mantenedores da Paz pelo foto de, em 1948, ter sido autorizado pelo Conselho de Segurança da ONU, a realização da primeira operação de manutenção de Paz, que ocorreu na Palestina, após o cessar-fogo da guerra árabe-israelense. Desde então, a ONU reúne homens e mulheres das Forças Armadas dos países membros do organismo que vivem em condições de estabilidade política, econômica e social para contribuírem para a resolução de conflitos, o progresso social e a defesa dos direitos humanitários das nações em perigo.

Assim, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), no dia 27 de maio, realizou uma cerimônia militar, homenageando os Mantenedores da Paz das Nações Unidas (“Peacekeepers”). Estiveram presentes à solenidade alguns integrantes da primeira participação de tropa do Brasil em uma missão de paz (Batalhão Suez) e do Destacamento Brasileiro da Força Interamericana de Paz (FAIBRAS), na missão da Organização dos Estados Americanos (OEA), na República Dominicana; Comandantes de Organizações Militares da Vila Militar e outras personalidades civis.

Durante a cerimônia, foi prestada uma homenagem póstuma, com a aposição floral, no memorial dos militares e civis brasileiros mortos em missões de paz. Essa homenagem externa o reconhecimento a todos que, com extrema dedicação e coragem, perderam suas vidas na intermediação necessária para o fim das hostilidades e na busca de uma paz duradoura. Outro evento relevante ocorrido nessa cerimônia foi a entrega da medalhas do Batalhão Suez a militares e civis que vêm prestando significativa colaboração em prol da causa da paz.

DSC_0164DSC_0182DSC_0183DSC_0221DSC_0247DSC_0264DSC_0264DSC_0267DSC_0288DSC_0297DSC_0338

FaLang translation system by Faboba