Estágio de Preparação de Jornalistas e Assessores de Imprensa para atuar em Áreas de Conflito (EPJAIAC)

O Estágio de Preparação de Jornalistas e Assessores de Imprensa para atuar em Áreas de Conflito (EPJAIAC) tem como objetivo a capacitação de jornalistas e assessores de imprensa a exercerem coberturas jornalísticas em áreas de conflito, com ênfase nos procedimentos de segurança pessoal e relacionamento com as forças militares e demais organizações atuantes nas áreas de operações.

Duração: O Estágio possui a duração total de uma semana, sendo realizado inteiramente na modalidade presencial nas instalações do CCOPAB e Organizações Militares que apoiam as atividades práticas do Estágio, sendo ministradas instruções relacionadas à comunicação e negociação, primeiros socorros, combate a incêndio, análise e mitigação de riscos, procedimentos em campos minados e áreas suspeitas, Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN), dentre outras.

Matrícula: O Estágio de Preparação de Jornalistas e Assessores de Imprensa para atuar em Áreas de Conflito possui como limite máximo de matrícula 40 (quarenta) alunos por edição, podendo ser matriculados jornalistas e assessores de imprensa civis, bem como civis que desempenhem funções laborativas ligadas às atividades de jornalismo.

Seleção: O Estágio tem como órgão gestor o Comando de Operações Terrestres (COTER), em coordenação com o Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) e orientação técnico-pedagógica a cargo do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx). Somente a execução do estágio é regulada pelo CCOPAB, com o assessoramento do CCOMSEx.

Idioma: Português

Periodicidade: 01 (uma) edição por ano.

Criação: Portaria nº 236-EME, de 16 de novembro de 2020.

Funcionamento: Portaria nº 237-EME, de 16 de novembro de 2020.

epjaiac 001 22epjaiac 002 22epjaiac 003 22epjaiac 004 22epjaiac 005 22

FaLang translation system by Faboba