CCOPAB realiza ETIMil

De 5 a 9 de agosto, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) realiza o Estágio para Tradutores e Intérpretes Militares (ETIMil - fase presencial) habilitados em francês e inglês com o objetivo de preparar os militares para atuarem como intérpretes e tradutores junto ao Batalhão de Infantaria de Força de Paz e à Companhia de Engenharia de Força de Paz, além de evidenciar os seguintes atributos da área afetiva: adaptabilidade, autoconfiança, camaradagem, coerência, cooperação, criatividade, disciplina intelectual, equilíbrio emocional, iniciativa, organização e responsabilidade.
Em uma primeira fase, de 1 a 26 de julho, o ETIMil foi realizado por meio de Ensino à Distância (EAD) abordando a revisão lingüística (idiomas estrangeiro e pátrio), fundamentação teórica dos estudos de tradução e interpretação, iniciação à prática de tradução, versão e Tradução Assistida por Computadores (CATs).
Nesta segunda fase, ao longo da semana, os militares participarão de instruções técnicas e práticas a fim de que cumpram suas funções durante a missão de paz, em condições semelhantes às existentes no Haiti.
Na abertura do ETIMil, o Comandante do CCOPAB, Coronel Baganha realizou uma explanação sobre a organização, missão e os trabalhos desenvolvidos pelo Centro, apresentou os cursos ministrados e participações de militares brasileiros em missões de paz na atualidade. Na sequencia, a Major Cláudia Brito realizou uma apresentação sobre o Estágio e o seu desenvolvimento. Após, a Capitão Ana Cardoso falou sobre "Avaliação Diagnóstica" e os Capitães Israel e Ana Cardoso falaram sobre o "Sistema ONU".
No período da tarde, o Capitão Israel ministrou a "Oficina de ferramenta CAT" e os instrutores Capitão Béraud sobre "Oficina de Tradução à Prima Vista" para os militares habilitados em francês e a Major Ivana Mara para os habilitados em inglês.

IMG 2665okIMG 3705okIMG 3735okIMG 3754okIMG 7903okIMG 7920ok

Fotos: Sgt Flávia Lira/CCOPAB

FaLang translation system by Faboba