CCOPAB presta homenagem aos brasileiros falecidos no terremoto no Haiti

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 13 de janeiro de 2025, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) realizou uma cerimônia em homenagem aos brasileiros que perderam suas vidas durante o terremoto que devastou a cidade de Porto Príncipe, capital do Haiti, no dia 12 de janeiro de 2010. Esse desastre natural vitimou mais de 200 mil pessoas, entre as quais se encontravam militares, policiais e civis brasileiros que estavam desdobrados na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH).

O ato solene se deu em frente ao “Memorial Haiti” – monumento que homenageia os capacetes azuis brasileiros que perderam suas vidas durante o terremoto – sendo iniciado pela chamado nominal dos brasileiros falecidos, seguida da execução do toque de silêncio, momento em que todos os integrantes do CCOPAB prestaram continência em respeito aos 22 eternos mantenedores da paz.

A atividade contou com a participação do Capitão ADRIANO, Capelão Militar da Capelania Militar São Sebastião, que proferiu palavras de respeito a todos os Soldados da Paz, que, apesar dos riscos e incertezas apresentados nas Missões de Paz sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU), dedicam-se à defesa do próximo e à paz mundial.

Por ocasião do terremoto, perderam suas vidas 18 militares do Exército Brasileiro, 01 Policial Militar do Distrito Federal (PMDF) e 03 servidores civis da ONU.

Homenagem Falecidos Terremoto Haiti Jan25 01Homenagem Falecidos Terremoto Haiti Jan25 02Homenagem Falecidos Terremoto Haiti Jan25 03Homenagem Falecidos Terremoto Haiti Jan25 04Homenagem Falecidos Terremoto Haiti Jan25 05

FaLang translation system by Faboba