CCOPAB certifica Companhia de Reação Rápida de Selva para Missões de Paz

Altamira (PA) e Vitória do Xingu (PA) – No período de 19 a 23 de setembro de 2022, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), conduziu o Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP), aplicado à Companhia de Reação Rápida especializada em Operações na Selva, a ser ofertada pelo Brasil ao Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS, sigla em inglês).

O EAOP foi realizado na sequência do Exercício Básico de Operações de Paz (EBOP), ambos sendo conduzidos por meio de Equipes Móveis de Treinamento (EMT), enviadas às instalações do 51º Batalhão de Infantaria de Selva (51º BIS). Trata-se de um Exercício multidimensional e inteiramente prático, que marca a fase final do preparo de tropas à disposição do UNCPRS, contando com o apoio de diversas instituições civis e militares. Nesta edição do EAOP, foram simulados 40 incidentes, que abordaram situações que a Companhia de Reação Rápida possivelmente encontrará quando empregada em uma Operação de Paz. Ao final do Exercício, o Comandante do CCOPAB entregou ao Comandante da Companhia o certificado que atesta a prontidão da tropa em relação à capacitação do pessoal.

Destaca-se que a Companhia especializada em Operações na Selva é uma capacidade pioneira no âmbito das Nações Unidas, o que colocará o Brasil em uma posição de destaque no UNPCRS. A expertise brasileira nesta área tem se consolidado na ONU, como atesta a presença da EMT especializada em Operações na Selva, desdobrada na Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO), que tem como missão principal a condução do treinamento especializado à Brigada de Intervenção, que integra o componente militar daquela Missão.

Esta edição do EAOP contou com o apoio do Comando de Operações Terrestres, Comando Militar do Norte, 23ª Brigada de Infantaria de Selva, 51º Batalhão de Infantaria de Selva, 16º Batalhão de Polícia Militar (Polícia Militar do Estado do Pará), 4ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, além de diversas instituições civis, que contribuíram para a certificação dos 180 militares que compõe a Companhia de Reação Rápida.

eaop selva02 set22 001eaop selva02 set22 002eaop selva02 set22 003eaop selva02 set22 004eaop selva02 set22 005eaop selva02 set22 006eaop selva02 set22 007eaop selva02 set22 008eaop selva02 set22 009eaop selva02 set22 010

 

FaLang translation system by Faboba