CCOPAB e REBRAPAZ realizam reconhecimento na Força Tarefa Logística Humanitária (Operação ACOLHIDA)
Manaus (AM), Boa Vista e Pacaraima (RR). No período de 1º a 6 de agosto de 2021, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil - Centro Sergio Vieira de Mello – Estabelecimento de Ensino do Exército Brasileiro e a REBRAPAZ, de forma inédita, pioneira e integrada, realizaram reconhecimento em Manaus (AM), Boa Vista e Pacaraima (RR), visitando a Força Tarefa Logística Humanitária - Operação ACOLHIDA (https://www.gov.br/casacivil/pt-br/acolhida).
A viagem de reconhecimento teve a finalidade de atualizar a consciência situacional da operação por meio de atividades conduzidas pelo Estado-Maior do 11º Contingente (Comando Militar do Sul). As lições aprendidas e as melhores práticas serão multiplicadas pelo CCOPAB e REBRAPAZ por ocasião da capacitação do 12º Contingente (Comando Militar do Leste).
Durante a semana, foram visitadas as principais células e instalações responsáveis pelo ordenamento da fronteira, abrigamento, recepção, apoio e processo de interiorização conduzidos pela FT Log Hum.
Adicionalmente, os Oficiais do Centro Sérgio Viera de Mello e os integrantes da REBRAPAZ puderam colher ensinamentos e trocar experiências, relacionados a ajuda humanitária, com representantes do Alto Comissionado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Organização Internacional para a Migração (OIM), UNICEF, Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), dentre outros, em um ambiente característico de Cooperação Civil-Militar (CIMIC) e Assuntos Civis.
Fizeram parte do reconhecimento quatro instrutores do CCOPAB; pela REBRAPAZ, participaram a Srta GIULIA Scortegagna (mestranda em Relações Internacionais) e o Sr. IGOR Barreto de Souza (graduando em Relações Internacionais), ambos da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), os quais apóiam o CCOPAB como pesquisadores voluntários.
O CCOPAB é membro pleno da REBRAPAZ e desde 2016 está sob a Coordenação Geral da Dra Eduarda Hamann, dedicada há mais de 20 anos na pesquisa e ensino sobre operações de paz.