CCOPAB relembra o dia 8 de Maio - Dia Internacional da Cruz Vermelha
Rio de Janeiro (RJ) – O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello, Estabelecimento de Ensino do Exército Brasileiro e subordinado à Diretoria de Educação Técnica Militar, relembra o dia 8 de Maio - Dia Internacional da Cruz Vermelha. A data é homenagem ao nascimento do suíço Henry Dunant, nascido em 1828 (Genebra), e fundador da instituição em 1863.
Em 1859, ocorria a Batalha de Solferino, no contexto que levou à unificação da Itália. Na ocasião, soldados franceses e sardos, comandados por Napoleão III e o Exército austríaco, se enfrentaram, resultando em 6 mil mortes aproximadamente.
Como os serviços de saúde estavam limitados diante de tantos feridos, Dunant contou com a ajuda de voluntários para prestar apoio às vítimas, independentemente se fossem franceses, sardos ou austríacos. A Batalha de Solferino levou Dunant a incentivar a criação de uma organização neutra e imparcial para proteger e assistir os feridos de guerra. Daquela proposta, surgiu as Sociedades da Cruz Vermelha Nacional e do Crescente Vermelho.
Atualmente, é formado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), pela Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e pelas 189 Sociedades Nacionais com a finalidade de assegurar, dentre outras:
- a proteção e a assistência às vítimas de lutas e conflitos armados, e
- a aplicação do Direito Internacional Humanitário e das Convenções de Genebra.
A Cruz Vermelha está consubstanciada em sete Princípios Fundamentais: humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade.
No âmbito das Operações de Manutenção da Paz das Nações Unidas, a Organização Internacional está desdobrada na República Centro-Africana (MINUSCA), República Democrática do Congo (MONUSCO) e Sudão do Sul (UNMISS).
Fonte:
- Comitê Internacional da Cruz Vermelha